Lançamento: Documentário aborda vida do pesquisador Frederico Simões Barbosa

por
André Bezerra*
,
19/05/2017

A cinebiografia do professor e pesquisador da Fiocruz Frederico Simões Barbosa, pioneiro da epidemiologia no Brasil e responsável por diversos estudos que trouxeram luz a doenças negligenciadas como a esquistossomose, ganha lançamento essa semana pela VideoSaúde Distribuidora, em eventos no Rio de Janeiro e em Vitória.

O documentário Frederico ‘Simões Barbosa: Ciência e Compromisso social’, com direção de Silvia Santos  pretende discutir os possíveis diálogos entre o método de história oral e o cinema, tomando como eixo principal entrevistas concedidas pelo pesquisador de dezembro de 1995 a agosto de 1996 para o projeto “Histórias e memória do Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães”, da Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz).

De acordo com a sinopse do filme, foi utilizada a metodologia história de vida, em que se traça um panorama do cotidiano do estado de Pernambuco em paralelo à reconstituição de sua trajetória institucional. O documentário ainda traz depoimentos de ex-alunos e colegas de trabalho, além de imagens de arquivo.

A primeira sessão de lançamento será no dia 23 de maio, às 12h, em Vitória (ES), pelo núcleo VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz – Regional/UFES. A atividade ocorre no auditório do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/UFES, Campus de Maruípe.

No Rio de Janeiro, a sessão marca também o aniversário de 29 anos da VideoSaúde Distribuidora. Além da exibição do filme, o evento terá seminário com o tema ‘História oral e cinema documentário: diálogos possíveis’, com a participação da comunicadora Sílvia Santos, mestre em saúde pública e membro da equipe do Instituto Aggeu Magalhães, e Tânia Fernandes, pesquisadora da Casa de Oswado Cruz.

O debate terá mediação de Eduardo Thielen, da VideoSaúde, abordando temas como as convergências e divergências entre o método de história oral e o cinema documentário; e as possibilidades de uso do audiovisual por documentaristas e historiadores. O seminário e exibição do documentário serão realizados no dia 26 de maio, às 14h, no Rio de Janeiro, no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, Campus Fiocruz.

A pesquisa contou com a colaboração de Tânia Santos, da VideoSaúde/Icict/Fiocruz. Após o lançamento, o filme será disponibilizado no canal da VideoSaúde Distribuidora no Youtube e também poderá ser baixado pelo Arca - Repositório Institucional da Fiocruz.

(Foto: Divulgação/VídeoSaúde)

Vitória-ES
Lançamentos do documentário “Frederico Simões Barbosa – ciência e compromisso social”

Terça-feira, 23/05
Horário: 12h
Auditório do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva/Ufes, Campus de Maruípe/Vitória-ES

Rio de Janeiro-RJ
Seminário História oral e cinema documentário, diálogos possíveis  
Exibição de Filme e Debate

Sexta-feira, 26/05
Horário: 14h às 16h30
Salão de Leitura – Biblioteca de Manguinhos
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro

Programação

14:00h | Abertura: Umberto Trigueiros 
Exibição: “Frederico Simões Barbosa – ciência e compromisso social” 52min – 2016 – DVD

15:00h | Roda de Conversa

Mediador:
Eduardo Vilela Thielen – Cineasta e pesquisador (VideoSaúde Distribuidora)

Palestrantes:
Silvia Santos -
Roteirista e diretora (Instituto Aggeu Magalhães - Fiocruz Pernambuco)

Tânia Fernandes - Pesquisadora (Casa de Oswaldo Cruz)

16:30h | Confraternização e Encerramento

*Com Informações de Sérgio Brito, da Regional/UFES e VídeoSaúde Distribuidora.

Comentários

Sim, prof. Inesita. A exibição será feita a partir das 14h, após a abertura. Após a exibição haverá a roda de conversa. Um abraço, Ascom

Bom dia! um abraço e uma dúvida: vai haver a exibição do documentário? Embora eu imagine que sim, é indispensável, não está na programação, da abertura se passa diretamente à "roda de conversa".

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Vídeo em destaque

Assuntos relacionados

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS