Icict lança curso inédito enfocando "Clima, Ambiente e Saúde”

por
Graça Portela
,
14/07/2017

O Ensino do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict), da Fiocruz, realizará, em Brasília, entre os dias 23 e 27 de outubro de 2017, o curso de atualização "Análise de situação em saúde - Clima, Ambiente e Saúde", coordenado por Renata Gracie e Diego Xavier, pesquisadores do Núcleo de Geoprocessamento do Laboratóro de Informação em Saúde (LIS), do Icict.

Realizado pela primeira vez, o curso - com carga horária de 40 horas - tem por objetivo capacitar profissionais dos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, e das secretarias estaduais e municipais de Saúde que trabalham, preferencialmente, nas áreas de vigilância em saúde, a realizarem a análise de situação de saúde da população brasileira, considerando as variáveis ambientais, climáticas, epidemiológicas e socioeconômicas, enquanto condicionantes de saúde. 

Estão disponíveis 40 vagas para profissionais graduados atuantes, situação comprovada por meio de carta de indicação. É desejável conhecimento básico em análise de situação de saúde e das bases de dados do Datasus. O curso será ministrado através de aulas teóricas e práticas, e os alunos receberão material didático, organizado pelos professores e coordenadores do curso.

Serão abordados durante o curso tópicos como "Panorama geral de políticas envolvendo Clima e Saúde" e "Doenças relacionadas a problemas de Saneamento Ambiental (Água), Vetores, contaminação do ar e a eventos extremos", dentre outras - todas com atividades teóricas e práticas. As aulas serão ministradas na Fiocruz Brasília, que fica na Av. L3 Norte S/N, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A - Brasília (DF). 

As inscrições acontecem entre os dias 20 de julho e 23 de agosto de 2017 pelo site da Plataforma SIGA (www.sigals.fiocruz.br), seguindo os links: Inscrição > Presencial > Atualização >Icict> Análise de Situação em Saúde – Clima, Ambiente e Saúde - 2017/Fora de Sede. O candidato interessado deverá preencher o formulário eletrônico de inscrição, disponível na Plataforma SIGALS, o qual deverá ser impresso, assinado e encaminhado pelo Correio, via SEDEX, ou entregar pessoalmente na Gestão Acadêmica do Icict, até o dia 24 de agosto de 2017, juntamente com a documentação solicitada na Chamada Pública, que pode ser baixada ao lado.

Para obter outras informações, os interessados devem entrar em contato com a Gestão Acadêmica do Icict/Fiocruz, que fica no Prédio da Expansão do Campus Fiocruz, na Av. Brasil, 4.036, sala 210, em Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ), pelo telefone 3882-9063 ou pelo e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz.br, com o assunto "Inscrição no curso de Análise de situação em saúde - Clima, Ambiente e Saúde". O horário de atendmento ao público é das 9h às 16h.

Acesse ao lado o edital e veja a ementa do curso e outras informações.

Serviço

Curso de atualização: "Análise de situação em saúde - Clima, Ambiente e Saúde"

Local da realização do Curso: Fiocruz Brasília - Av. L3 Norte S/N, Campus Universitário Darcy Ribeiro, Gleba A - Brasília - DF

Carga horária: 40 horas | Vagas: 40 (quarenta)

Coordenação: Renata Gracie e Diego Xavier (Laboratório de Informação em Saúde - LIS/Icict/FIOCRUZ)

Inscrições: 20/07 a 23/08/2017

Período de curso: 23/10 a 27/10/2017

Como se inscrever: Plataforma SIGA (www.sigals.fiocruz.br), seguindo os links: Inscrição > Presencial > Atualização >Icict> Análise de Situação em Saúde – Clima, Ambiente e Saúde - 2017/Fora de Sede. 

Informações e envio de documentação: Gestão Acadêmica do Icict/Fiocruz – “Inscrição  do curso de atualização "Análise de situação em saúde - Clima, Ambiente e Saúde", que fica na Av. Brasil, 4.036, sala 210 – Prédio da Expansão do Campus Fiocruz, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ). Telefone (21) 3882—9063 e e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz.br

Horário de atendimento ao público: 9h às 16h

 

Comentários

Realmente o Siga estava fora do ar até há pouco tempo, mas agora está normalizado. Ressaltamos que a Plataforma Siga funciona melhor no navegador Internet Explorer. Qualquer dúvida entre em contato com a Gestão Acadêmica do Icict (veja na matéria). Luciana Martins Gestão Acadêmica / Icict / Fiocruz

Essa plataforma Plataforma SIGA (www.sigals.fiocruz.br), esta com problemas? quando a gente clica dá esta mensagem Bad Gateway The proxy server received an invalid response from an upstream server.

Bom dia! Gostaria de realizar minha inscrição, como proceder? Abraço. Duarte/Currais Novos-RN.

Olá Sr. Francisco, Caso o senhor seja servidor dos Ministérios do Meio Ambiente ou da Saúde, deve seguir as orientações contidas no edital. Estão disponíveis 40 vagas para profissionais graduados atuantes, situação comprovada por meio de carta de indicação. Aqui vão as informações para a sua inscrição: Como se inscrever: Plataforma SIGA (www.sigals.fiocruz.br), seguindo os links: Inscrição > Presencial > Atualização >Icict> Análise de Situação em Saúde – Clima, Ambiente e Saúde - 2017/Fora de Sede. Informações e envio de documentação: Gestão Acadêmica do Icict/Fiocruz – “Inscrição do curso de atualização "Análise de situação em saúde - Clima, Ambiente e Saúde", que fica na Av. Brasil, 4.036, sala 210 – Prédio da Expansão do Campus Fiocruz, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ). Telefone (21) 3882—9063 e e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz.br Horário de atendimento ao público: 9h às 16h Att., Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Gestac - Atualização - Análise de Situação em Saúde - Clima, Ambiente e Saúde 2017

Inscrições: 20/07 a 23/08/2017 - Carga horária: 40h | Vagas: 40 - Período do curso: 23/10 a 27/10/2017, em Brasília (DF)

Assuntos relacionados

Análise espacial e geoprocessamento em saúde

As contribuições da geografia e da epidemiologia para o planejamento na área da Saúde Pública são os temas centrais do curso

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS