Assista o vídeo do seminário “As relações da saúde pública com a imprensa”

por
Mariella de Oliveira-Costa (Ascom/Fiocruz Brasília)
,
17/08/2017

O conteúdo do I Seminário Internacional e V Seminário Nacional As relações da saúde pública com a imprensa: Aedes Aegypti, vetor de epidemias anunciadas já está disponível online no canal da Fiocruz Brasília no youtube.

A palestra reuniu especialistas do exterior – como Paula Zoia, da Argentina, e Irene Tato, da Espanha – e do Brasil, além de representantes da Unesco, Fiocruz, Conass, dentre outros, e jornalistas do Correio Brasiliense, Folha de S. Paulo e Jornal do Commercio. A pesquisadora Janine Cardosa (do Laboratório de Comunicação e Saúde – Laces) e professora do Programa de Pós-Graduação Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação (PPGICS), ambos do Icict, também foi uma das palestrantes.

Janine Cardoso ponderou que qualquer cobertura midiática envolve uma escolha e a imprensa em geral nunca apresenta as condições sociais, políticas e econômicas que favorecem a presença do Aedes Aegypti, deixando para a população a responsabilidade no cuidado individual e a sua culpa pelo problema de saúde, o que exime o governo de sua responsabilidade. Ela alerta, porém que há que se considerar a intensificação e aceleração da produção de narrativas midiáticas, que tem uma temporalidade distinta da produção científica, da gestão governamental e da sistematização de indicadores epidemiológicos. 

O I Seminário Internacional e V Seminário Nacional As Relações da Saúde Pública com a Imprensa, Aedes Aegypti, vetor de epidemias anunciadas foi realizado de 12 a 14 de julho de 2017  pela Assessoria de Comunicação da Fiocruz Brasília, com financiamento da Fundação de Apoio à Pesquisa do Distrito Federal. Esta foi a quinta edição do Seminário. O primeiro, realizado em 2008, debateu o papel e a responsabilidade da mídia na apresentação das informações sobre febre amarela para a população. De lá para cá, já foram realizadas outras três edições, que enfocam a cobertura jornalística sobre determinado tema em saúde, a saber:  H1N1 (2010), a imagem do SUS na mídia (2013) e Comunicação em Situação de Risco: ebola, chikungunya, dengue e zika (2015).

Todas as palestras estão disponíveis em vídeo no canal Youtube da Fiocruz Brasília (veja link ao lado).

Assista abaixo a palestra de Janine Cardoso.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Relações da Saúde Pública e Imprensa ganham debate na Fiocruz Brasília

Evento aconteceu na Fiocruz Brasília, entre os dias 12 e 14/07. Pesquisadora Janine Cardoso (Laces e PPGICS) foi uma das palestrantes

Seminário internacional discutirá relações da saúde pública com imprensa em Brasília

Fiocruz Brasília realiza evento entre os dias 12 e 14/06, que terá Janine Cardoso, do Laces/Icict, como uma das participantes

Boatos sobre Zika e Microcefalia nas redes sociais é tema de defesa de mestrado

Aluno do PPGICS analisou comentários do Facebook da Fiocruz e dos jornais Diário de Pernambuco e da Folha de S. Paulo

Privacidade dos dados e a participação da mídia na saúde são temas da nova Reciis

Volume da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em saúde traz notas de conjuntura de debatedores do 2º Diálogo PenseSUS

"Comunicação e informação em tempos de zika" disponibilizada em vídeo

VideoSaúde Distribuidora colocou no ar a aula de abertura do curso de especialização em Comunicação & Saúde, que ocorreu dia 10/3

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS