Cidadania e ciência em debate: Seminário do PPGICS aborda participação social na saúde

por
André Bezerra
,
06/07/2015

Estudantes e pesquisadores se reuniram na sexta-feira, 03 de julho, no auditório do Icict para o seminário acadêmico “Ciência cidadã e determinação social da saúde: desafios e perspectivas”, do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict). Organizado pelos próprios alunos do programa, sob orientação da professora Cristina Guimarães, o evento debateu processos abertos e colaborativos de produção do conhecimento em direção a uma ciência aberta e participativa.

A primeira palestrante da sessão foi Sarita Albagli, do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict/UFRJ), especialista em Ciência da Informação. Sua apresentação esteve focada em torno do conceito de ciência aberta, incluindo uma série de questões como processos ligados à cultura livre digital e movimentos de acesso aberto ao conhecimento.

“Pode-se dizer que a ciência aberta é um termo guarda-chuva. Começou pelo movimento de acesso livre a publicações científicas, como uma reação ao surto patrimonialista em torno da produção, que é o aumento elevado dos custos de acesso às publicações e editoras proprietárias. Todo esse movimento que surgiu a partir daí foi se abrindo para muitas outras vertentes e, portanto, vai incorporando outros termos à agenda. Hoje, a gente tem não só acesso livre às publicações científicas, mas também dados científicos abertos, ferramentas científicas abertas no campo do software e do hardware, os cadernos de pesquisa abertos, chamados por alguns de wikipesquisa, ciência cidadã e educação aberta”, explica a pesquisadora.

Para ela, há uma discussão contínua em torno da temática. “Ciência aberta é um conceito em construção. O próprio conceito de abertura está em disputa. A pergunta é se a gente está falando de ciência aberta estritamente no campo científico ou a gente está falando de abertura para um leque maior de atores sociais e uma porosidade, uma interlocução maior da ciência com outros tipos de saberes”, questiona Sarita.

A convidada apresentou iniciativas de pesquisa e redes de troca de conhecimento sobre a questão, como o grupo Wikiversidade Ciência Aberta. A fala foi saudada pela mediadora da conversa. “O conhecimento científico contemporâneo está cada vez mais especializado, mais incorporado ao sistema de especialistas e a equipamentos de alta complexidade e a dialetos que muitos poucos falam. É uma questão para a gente pensar”, comentou a mediadora Mônica Teixeira, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV/Fiocruz) e colaboradora do PPGICS.

Em seguida, se apresentou Luis David Castiel, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp/Fiocruz). Reconhecido por estudos que abordam os aspectos teóricos e conceituais das ciências da saúde e filosofia aplicada às ciências da saúde, entre outros, o professor lançou um questionamento sobre a relação entre sociedade, ciência, consumo e cidadania. “O quanto o termo cidadão está diretamente ligado ao termo consumidor? E como é que pode haver consumidores cidadãos? Porque, às vezes, você é consumidor e não é cidadão”, apontou.

Ao mesmo tempo bem-humorado e crítico, o professor levantou uma série de questões ético-políticas referentes ao campos científico. “Temos que ver cada ciência, suas finalidades e suas premissas. A minha questão é muito mais problematizar a ciência e ver de que maneira ela pode servir ou não a desejos e anseios de cidadania”, completou.

O debate foi transmitido pela internet e no menu lateral é possível ver todas as apresentações e o debate com a participação dos alunos. A comissão organizadora foi composta por estudantes de doutorado do programa de pós-graduação, como parte de sua formação acadêmica. 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Vídeo em destaque

Galeria de fotos

Seminário Ciencia Cidadã e Determinantes Sociais da Saúde - Desafios e Perspectivas
Luis David Castiel, durante Seminário Ciencia Cidadã e Determinantes Sociais da Saúde - Desafios e Perspectivas
Sarita Albagli, durante Luis David Castiel, durante Seminário Ciencia Cidadã e Determinantes Sociais da Saúde - Desafios e Perspectivas
Seminário Ciencia Cidadã e Determinantes Sociais da Saúde - Desafios e Perspectivas
Seminário Ciencia Cidadã e Determinantes Sociais da Saúde - Desafios e Perspectivas

Assuntos relacionados

Seminário do PPGICS aborda os desafios e perspectivas da ciência cidadã

Evento acontece dia 3/07 no auditório do Icict e terá como palestrantes Luis David Castiel, da Ensp, e Sarita Albagli, do Ibict

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS