Com novos textos originais, Reciis retoma discussão sobre a saúde na perspectiva da vida nas ruas

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
05/04/2024

Já está disponível para leitura a segunda parte do dossiê temático ‘O povo da rua: saúde, políticas públicas e comunicação’, da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação em Saúde, a Reciis. Nesta edição, são quatro novos trabalhos sobre o tema, incluindo visões e análises sobre pessoas, fenômenos e vivências associadas à experiência da saúde e da comunicação por quem habita as ruas e seus territórios compartilhados.

O trabalho teve como editoras convidadas as pesquisadoras Alexandra Oliveira, da Universidade do Porto, e Maria Lívia Roriz, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. O dossiê teve sua primeira parte publicada em dezembro de 2023, com outros quatro trabalhos inéditos sobre o tema, e pode ser conferido aqui.

Nesta segunda parte, as editoras buscaram ampliar as perspectivas em torno do assunto e os desafios associados, desde às políticas públicas institucionais até as formas pelas quais se dão a visibilidade ou os apagamentos em relação às pessoas que ocupam o espaço das ruas em suas diferentes dimensões.

O dossiê inclui trabalhos como uma cartografia, em que Luiz Gustavo Duarte et al. observam um consultório de rua oferecido durante a pandemia da Covid-19 na cidade de Londrina, Paraná, seu funcionamento, a locomoção e as barreiras encontradas por pessoas em situação de rua na busca pelos serviços de saúde,   

A saúde e a experiência de pessoas travestis e transexuais que se dedicaram ao trabalho sexual na capital mineira, Belo Horizonte, foi o tema do trabalho de Tomás German e Regiane Garcêz, que buscaram compreender como se dá a partilha do sensível em suas dinâmicas de ocupação das ruas. Os dois textos também podem ser lidos em inglês.

Também no contexto da pandemia, o dossiê traz o trabalho de Ana de Oliveira Urpia, que reflete sobre o lugar da partilha do comum no cuidado à saúde mental da população negra de zonas rurais e urbanas ao observar o atendimento psicológico online oferecido a mulheres quilombolas na Bahia.

No Rio de Janeiro, a edição virtual da Maratona do Rio em 2020 chamou a atenção das autoras Tatiana Cioni Couto e Ricardo Ferreira Freitas sobre os riscos e contradições percebidos na realização do evento esportivo durante o período de emergência sanitária.

Pandemia ainda em evidência

Além do dossiê temático, a nova edição da Reciis também traz diversos trabalhos sobre comunicação e informação em saúde, muitos ainda dedicados a desdobramentos associados à pandemia de Covid-19, como os modelos do ensino remoto, um estudo sobre a circulação de vídeos sobre as vacinas no Youtube, o medo de ficar desconectado e a representação social da doença feita por veículos jornalísticos.

Temas importantes como as Conferências Nacionais de Saúde e sua relação com a Comunicação e Informação e a Atenção Básica também são temas de artigos originais, recebidos pela chamada em fluxo contínuo do periódico.

Na nota de conjuntura, os pesquisadores do Icict Janio Gustavo Barbosa e Maria Cristina Guimarães abordam a problemática da judicialização da saúde e a informação, em análise sobre o protótipo JUDJe.

A Reciis é o periódico científico editado pelo Icict com submissão aberta ao longo de todo ano, sem cobrança de taxas. Seu acervo é todo disponível em acesso aberto.  Atualmente, a revista é classificada como A3 pela indexação Qualis-Capes.

Para acessar a nova edição da Reciis, confira o link: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/issue/view/112

 

Assuntos relacionados

A rua e seus sujeitos é tema do último número de 2023 da Reciis

A edição também discute sobre política de comunicação do SUS e Ciência Aberta

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS