Dissertação de mestrado aborda Estratégia Saúde da Família (ESF)

por
Graça Portela
,
22/09/2016

Será realizado no próximo dia 29/9, quinta-feira, a defesa de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS)/Icict, intitulada "Comunicação e Incomunicação na Estratégia da Saúde da Família: um estudo sobre as interações entre equipes e usuários no município de Brumadinho/MG", do aluno Jean Alves de Souza, com orientação de Valdir de Castro Oliveira. Veja abaixo as informações e o resumo da defesa.

Defesa de Dissertação de Mestrado

Título: Comunicação e Incomunicação na Estratégia da Saúde da Família: um estudo sobre as interações entre equipes e usuários no município de Brumadinho/MG

Aluno: Jean Alves de Souza

Orientação: Valdir de Castro Oliveira

Banca

Titulares: 

  • Drª Adriana Kelly Santos – PPGICS 
  • Drª Marcia Cristina Rodrigues Fausto – ENSP/FIOCRUZ

Suplentes:

  • Drª Adriana Cavalcanti de Aguiar – PPGICS
  • Dr. Carlos Henrique Assunção Paiva - COC/FIOCRUZ

Data: 29/09/2016 - Horário: 9h30

Local: Sala 209 do Prédio da Expansão

Resumo:

Esta dissertação tem como objetivo estudar a Estratégia Saúde da Família - ESF, principal política da Atenção Básica - ATB no SUS, como estrutura de comunicação, espaço de interações e trocas entre equipe e usuários com destaque ao papel do Agente Comunitário de Saúde. Partimos do pressuposto que a forma como se faz e se efetiva a comunicação nas equipes é determinante para o sucesso da Saúde da Família que essencialmente foi implantada para atuar no cuidado ampliado de saúde, ou seja, saúde para além da ausência de doença pautada na promoção, prevenção e educação. Para a construção do estudo, procurou-se contextualizar a história da ATB e ESF bem como aportes teóricos da Comunicação e Informação, centrados principalmente nas interações. O trabalho foi uma pesquisa qualitativa exploratória. 

O local escolhido para a pesquisa foi o Município de Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais pioneiro da implantação da ESF no estado e considerado referência como experiência exitosa nos primeiros anos da implantação. Como estratégias metodológicas utilizamos a observação participante e as entrevistas semi-estruturadas como meio de compreender como se dão as interações nas equipes, seus alcances e limites. 

A partir dos resultados, propusemos uma discussão dos dados com teorias e outros estudos empíricos, bem como apontamentos sugerindo que a utilização de uma comunicação mais participativa, bem realizada, horizontal e dialogada na ESF pode contribuir mais efetivamente para viabilizar os ideais deste tipo de programa e, por conseguinte, para a construção do SUS.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS