Dissertação de mestrado analisa as temáticas de pesquisa do IOC

por
Graça Portela
,
08/12/2016

Será realizado no próximo dia 16/12, sexta-feira, a defesa de dissertação de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS)/Icict, intitulada "Temáticas da Pesquisa no Instituto Oswaldo Cruz: artigos de periódicos científicos no período de 2010 a 2014", do aluno Vitor Hugo da Silva Martins, com orientação de Maria Cristina Guimarães e co-orientação de Rosana Abdala Lins, ambas do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Licts)/Icict. Veja abaixo as informações e o resumo da defesa.

Defesa de Dissertação de Mestrado

Vitor Hugo da Silva Martins

Título: Temáticas da Pesquisa no Instituto Oswaldo Cruz: artigos de periódicos científicos no período de 2010 a 2014

Orientadora: Maria Cristina Soares Guimarães (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)

Segunda orientadora: Rosane Abdala Lins (LICTS/ICICT/FIOCRUZ)

Banca:

Titulares

  • Drª. Cícera Henrique da Silva – PPGICS
  • Dr. Hugo Caire Castro Faria Neto - IOC/FIOCRUZ

Suplentes:

  • Dr. Wilson Couto Borges – PPGICS
  • Drª. Tereza Cristina dos Santos - IOC/FIOCRUZ

Data: 16/12/2016

Horário: 13h30

Local: Sala 213 do Prédio da Expansão

Resumo:

O trabalho se propõe a analisar e sistematizar, de modo quantitativo, as temáticas das pesquisas empreendidas pelos Laboratórios que integram o Instituto Oswaldo Cruz – IOC. Essa análise deve ser capaz de traçar um mapa descritivo da produção cientifica do IOC, a partir do qual se poderá inferir sobre a aderência da pesquisa às politicas de ciência, tecnologia e inovação em saúde induzidas pelo Instituto.

Cobrindo o período 2010-2014, esse processo terá como fonte o Sistema Coleta IOC que serve como base-mãe para fornecer os dados a serem recuperados nas plataformas ISI Web of Science, NCBI Pubmed e SciELO. Essa produção cientifica recuperada, especificamente os artigos de periódicos, serão submetidos à análise bibliométrica, com especial atenção àqueles campos que registram em quais áreas de assunto ou temáticas os mesmos se inserem. A metodologia desenvolvida permitiu traçar um perfil de pesquisa cujas temáticas guardam muita coerência com as políticas de pesquisa propostas. Nesse sentido, o estudo em questão pode auxiliar os tomadores de decisão na elaboração e avaliação de politicas de C,T&I em saúde, com reflexos na estrutura organizacional do IOC, bem como na distribuição de recursos entre os laboratórios que trabalham com uma determinada temática.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS