Fiocruz aprova Carta Política como resultado de seu 7º Congresso Interno

por
Claudia Lima e Daniela Savaget (CCS)
,
02/09/2014

Texto: Claudia Lima e Daniela Savaget (Coordenadoria de Comunicação Social)

A Fundação Oswaldo Cruz aprovou a Carta Política, documento que reafirma o compromisso institucional com os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS), com a saúde como direito humano e fator decisivo para a inclusão social e para o desenvolvimento. O texto foi deliberado na plenária de encerramento da sétima edição do Congresso Interno - instância máxima de decisão dos trabalhadores da instituição, que se reúne a cada quatro anos para decidir sobre assuntos estratégicos da Fiocruz.

Durante o 7º Congresso Interno, do qual participam mais de 300 delegados eleitos pelas unidades da Fundação, foram debatidos em dez grupos de trabalho a Carta Política e o Documento de Referência. Este último foi dividido em cinco eixos: Atenção, vigilância e formação para o SUS; C&T, saúde e sociedade; Complexo produtivo e de inovação em saúde; Saúde, ambiente e sustentabilidade; e Saúde, Estado e cooperação internacional. A extensão do documento, trabalhado com apoio do Sistema de Apoio a Conferência do DataSUS, impossibilitou a votação nessa primeira fase. Novo encontro será realizado em dezembro para deliberação do texto.

Arquivos para download

Carta Política da Fiocruz

Documento reafirma compromisso institucional com os desafios SUS, e com a saúde como direito humano e fator decisivo para a inclusão social e para o desenvolvimento

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS