Gênero e gestão em ciência, tecnologia e inovação em saúde: um olhar prospectivo na Fiocruz

Outros setores
Pesquisadora

Jeorgina Gentil Rodrigues (LICTS/Icict/Fiocruz) - coordenadora

Objetivo geral

O projeto do Programa de Indução à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Icict (PIPDT) tem como objetivo mapear a participação feminina no lócus de tomada de decisão na Fiocruz, nas instâncias de deliberação coletiva (como Coletivo de Dirigentes, Câmaras Técnicas, Conselho Deliberativo da Instituição), especificamente a partir da Constituição Federal de 1988.

Metodologia

O período de cobertura da pesquisa vai de 1988 (promulgação da constituição) até 2012. A pesquisa se dará em quatro etapas. Na primeira etapa será realizada a identificação dos postos-chave de decisão na instituição ocupados por mulheres. Na segunda etapa será realizado o mapeamento da participação feminina nos espaços de tomada de decisão institucional (instâncias de decisão coletiva). Esta etapa envolve a contratação de bolsista da área de Informação ou Biblioteconomia ou Ciências Sociais.

As informações serão coletadas através dos Serviços de Recursos Humanos que funcionam nas Unidades da Fiocruz, currículos cadastrados na Lattes para identificar os espaços de atuação profissional, além da consulta a documentos orientadores da ação institucional como as resoluções do Congresso Interno e o Plano Quadrienal.

A terceira etapa identificará as linhas de pesquisa mais diretamente relacionadas às pesquisadoras mulheres através da análise de pesquisas realizadas ou em andamento.

As informações serão coletadas através da Plataforma Lattes para identificar as linhas de pesquisa, os grupos de pesquisa das áreas de Ciência e Tecnologia.

Em paralelo, na quarta etapa será realizado o levantamento da contribuição feminina para o desenvolvimento das pesquisas em C&T em Saúde, a partir dos resultados do mapeamento da participação das mulheres nos espaços de tomada de decisão institucional.

Para o levantamento da produção científica serão utilizadas as seguintes ferramentas para identificar os trabalhos: currículos cadastrados na Plataforma Lattes e documentos de apoio institucional como os relatórios de atividades da instituição e das Unidades Técnico-Científicas.

Os dados coletados serão armazenados e estruturados em uma base de dados, utilizando o software VantagePoint, que permitirá fazer análises quantitativas, traçar perfis das pesquisadoras, temas de pesquisa, padrões de cooperação, dentre outros.

Produtos e resultados esperados

A expectativa é disponibilizar para a comunidade cientifica a base de dados constituída, o que deve gerar uma rica fonte de informação para pesquisadores e pesquisadoras em C&T em Saúde e áreas afins, oferecer dados atualizados sobre a contribuição das mulheres para o desenvolvimento das pesquisas em C&T em Saúde em perspectivas nacional e internacional, dar visibilidade à participação feminina nos espaços de tomada de decisão institucional e abrir um espaço para a discussão se o gênero influencia o processo de tomada de decisão em âmbito organizacional.
 

Assuntos relacionados

Projetos de Pesquisa

Saiba mais sobre os projetos de pesquisa desenvolvidos no Icict

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS