Icict avalia parceria com centro de estudos da Universidade de Coimbra

por
Ascom/Icict
,
09/03/2016

A pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces/Icict) Adriana Aguiar e a coordenadora da Assessoria de Comunicação Social do Icict, Cristiane d’Avila, realizaram, de 29/2 a 5/3, uma visita técnica ao Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS 20), da Universidade de Coimbra, Portugal. O convite, feito pelo diretor do centro, António Pedro Pita, teve como objetivo avaliar a possibilidade de uma parceria científica entre o Icict e o CEIS 20, nos próximos quatro anos.

Os primeiros contatos entre o Icict e o CEIS 20 foram realizados em 2012, quando Cristiane d’Avila, que conhecera António Pita durante o doutorado em Literatura Portuguesa na PUC-Rio, apresentou a ele as atividades e projetos de pesquisa do Icict. Desde então, inúmeras reuniões foram feitas, até que em 2015 se tornou efetivamente viável firmar um acordo de cooperação.

“O Dr. Pita me procurou em meados de 2015 apresentando virtualmente um dos pesquisadores do CEIS 20, o jornalista João Figueira, que coordenava um projeto de pesquisa sobre comunicação e prática médica, para finalmente firmarmos uma aproximação”, conta Cristiane. Foi quando a Direção do Icict indicou a médica e pesquisadora Adriana Aguiar, que atua no mesmo campo de investigação, com uma extensa pesquisa sobre formação de residentes no Brasil e na Espanha, para efetivar a cooperação. O convite do CEIS 20 para a visita técnica das profissionais a Portugal no início de 2016, veio em seguida.

A programação do encontro incluiu uma visita de campo da pesquisadora Adriana Aguiar a um centro de saúde em Celas, bairro de Coimbra, para conhecer a prática de médicos de família, uma palestra sobre comunicação organizacional para mestrandos em Comunicação e Jornalismo da Faculdade de Comunicação da Universidade de Coimbra, ministrada por Cristiane d’Avila, e reuniões de trabalho no CEIS 20. O centro de estudos, um dos 13 em atividade na universidade, atua em duas grandes linhas de investigação: “Dois séculos de liberalismo, 1820-2020: formas de Estado, movimentos sociais, dispositivos de subjetivação” e “Mobilidades: indivíduos e ideias entre lugares”.

“Temos imenso interesse em estreitar laços com a Fiocruz, em especial com o Icict, principalmente no campo da comunicação e das tecnologias de informação e comunicação em saúde. Precisamos aprender com suas práticas”, ressaltou Pita, em reunião na sede do CEIS 20. Para João Figueira, que atuou por 25 anos na prática do jornalismo em grandes veículos de comunicação de Portugal, a experiência em comunicação organizacional do Icict e a pesquisa sobre comunicação em serviços de saúde vão ao encontro dos interesses dos pesquisadores do centro e também dos jornalistas em atividade no país. “Temos muito ainda a aprender com vocês. Na área da saúde em Portugal, precisamos problematizar que tipo de comunicação institucional estamos realizando, em que contexto, com que objetivos, a fim de melhorar nossa interlocução com o cidadão”, reforçou.

O projeto de pesquisa entre o Icict e o CEIS 20 terá como possível tema a comunicação no contexto clínico, e inclui a  incorporação das tecnologias de informação e comunicação na saúde. A Direção do Icict manifestou interesse em realizar um encontro internacional no Brasil, com a visita de António Pedro Pita e João Figueira à Fiocruz, e a realização de um seminário sobre o tema, no Icict. Também estão previstas participações de Adriana Aguiar e Cristiane d’Avila como professoras visitantes da Pós-graduação em Estudos Contemporâneos do CEIS 20, em 2017.

“Estamos formatando o projeto. Creio que essa aproximação com Coimbra, como parte do convênio já estabelecido entre a Fiocruz e a universidade desde 2010, será muito importante para fomentar a interlocução entre alunos e pesquisadores portugueses e nossos discentes e docentes do Icict”, avalia Adriana Aguiar. Para a pesquisadora, que recentemente finalizou uma extensa pesquisa sobre preceptoria em programas de residência no Brasil e na Espanha, a parceria com o CEIS 20 abre a possibilidade de extensão deste campo de investigação junto aos serviços de saúde de Portugal.  

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Galeria de fotos

Universidade de Coimbra
O jornalista João Figueira, pesquisador do CEIS 20, e Adriana Aguiar
António Pedro Pita, diretor do CIES 20, e Cristiane d'Avila
Trabalho de campo no Centro de Saúde da Família de Celas, Coimbra

Assuntos relacionados

Adriana Aguiar avalia resultado preliminar de pesquisa com preceptores no Brasil e Espanha

Médica e pesquisadora do Laces também aborda o papelo do ensino da comunicação na formação destes profissionais

Vencedores do Prêmio Inovação na Gestão da Fiocruz

Premiação aconteceu na última quinta-feira (8/10) e lotou o Museu da Vida. Ascom/Icict recebeu menção honrosa

Laboratório de Comunicação e Saúde - LACES

Atua na interface entre “Comunicação e Saúde: Políticas Públicas e Participação Social” e “Análise das Relações entre Mídia e Saúde”.

Assessoria de Comunicação

A Ascom do Icict planeja e coordena ações e projetos na área, interna e externamente.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS