Icict oferece oficina sobre mudanças climáticas do Semiárido dias 28 e 29/08

por
Graça Portela
,
25/08/2017

O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde realiza nos dias 28 e 29 de agosto, a oficina “Mudanças Climáticas e Saúde: desastres de secas no semiárido brasileiro”, coordenada pelos pesquisadores Christovam Barcellos, vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico (Icict)/Fiocruz e Carlos Machado de Freitas, coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Emergências e Desastres em Saúde (Cepedes)/Ensp/Fiocruz.

Na Oficina serão apresentados os resultados parciais desenvolvidos e os desdobramentos futuros do projeto “Mudanças climáticas e saúde humana: vulnerabilidade socioambiental e resposta a desastres climáticos no semiárido brasileiro”, para traçar estratégias de divulgação das experiências e os resultados para a comunidade científica e sociedade civil. Nela ainda serão abordados temas como vulnerabilidade socioambiental e desastres relacionados à seca, exposições e efeitos sobre as condições de vida e saúde da população local, e políticas, programas e ações de resposta e adaptação aos cenários. Veja a programação completa abaixo.

Estarão presentes debatedores e palestrantes da Bahia, como Imeide Pinheiros dos Santos; de Brasília, como Eliane Lima e Silva; de Pernambuco, como Angela Carneiro e Roselene Hans Santos, além de pesquisadores do Laboratório de Informação e Saúde (LIS/Icict) – Aderita Sena, Diego Xavier, Marcel Pedroso e Patrícia Feitosa. Também estarão presentes Rodrigo Resende, do Ministério da Saúde; Marcus Funckner, da Agência Nacional das Águas (ANA); Nilson Freire, da Fundação Joaquim Nabuco; Francis Lacerda, do Instituto de Tecnologia de Pernambuco; e Eliane Lima e Silva, da Universidade Brasília (UnB). Da Fiocruz, Taís Alpino, do Cepedes/Ensp, André Monteiro Costa (Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - CPqAM/Fiocruz-PE) e Fernando Carneiro (Fiocruz/CE).

Não é necessário se inscrever, mas o local – a Sala Multimídia do Icict – está sujeito à lotação máxima de 40 lugares. O Icict fica na Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, no Rio de Janeiro (RJ).

Participe também da palestra "Vulnerabilidades socioambientais no semiárido brasileiro", que acontecerá na quarta-feira, 30/08, tambén no Icict.

Programação de 29/08 (terça-feira), tarde

13h30 às 16h30 - Políticas, programas e ações de resposta e adaptação aos cenários de condições de vulnerabilidade socioambiental, mudanças climáticas e desastres relacionados à seca
Coordenador: Rodrigo Matias de Souza Resende (Vigidesastres/DESAST/MS)
Debatedor: Roselene Hans Santos (SES/PE) Palestrantes: Marcus Fuckner (ANA) Eliane Lima e Silva (UnB) André Monteiro Costa (CPqAM/FIOCRUZ)

Serviço:

Seminário do Centro de Estudos: “Vulnerabilidades socioambientais no semiárido brasileiro”
Palestrante: Neison Freire, da Fundação Joaquim Nabuco
Dia/Horário: 30/08/2017 – 4ª feira | Das 9h30 às 12h
Local: Sala Multimídia do Icict - 2º Andar, Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ
Entrada franca (lotação máxima: 40 lugares)
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

“Vulnerabilidades socioambientais no semiárido brasileiro” - palestra dia 30/08

Evento será de 9h30 as 12h, no Icict, e o palestrante é o pesquisador Neison Freire, da Fundação Joaquim Nabuco

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS