Internet e Produção Colaborativa de Conhecimento são temas de defesa

por
Ascom Icict
,
23/07/2018

O Programa de Pós-Graduação em Informação Científica e Tecnológica em Saúde (PPGICS), do Icict, realizará no dia 31 de julho, terça-feira, a defesa de tese de doutorado da aluna Alessandra dos Santos, intitulada "O uso de ambientes dinâmicos e de tecnologias interativas da Internet na produção colaborativa de conhecimento: novas possibilidades para a publicização científica", orientada pelo pesquisador Nilton Bahlis (PPGICS/Icict) e co-orientada por Beatriz Cintra Martins, da UFRJ.

A defesa acontece na sala 209, do Prédio da Expansão do Campus, que fica na Av. Brasil, 4.036, em Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ). Leia abaixo as informações sobre o trabalho desenvolvido pela aluna do PPGICS.

Defesa de Tese de Doutorado
 

Título: O Uso de Ambientes Dinâmicos e de Tecnologias Interativas da Internet na Produção Colaborativa de Conhecimento: novas possibilidades para a publicização científica

Aluna: Alessandra dos Santos

Orientador: Nilton Bahlis dos Santos (PPGICS/Icict/Fiocruz)

Segunda Orientadora: Beatriz Cintra Martins (UFRJ)

Banca:

Titulares:

Dr. Cícera Henrique - PPGICS/Icict/Fiocruz
Dr. Nilson Alves de Moraes - PPGICS/Icict/Fiocruz 
Drª. Ivana Bentes Oliveira - ECO/UFRJ
Dr. António Garcia Lafuente - CCHS/CSIC 

Suplentes:
Dr. André Pereira Neto - PPGICS/Icict/Fiocruz
Dr. Márcio Luiz Mello - EBS/Fiocruz

Data: 31/07/2018 - 3ª feira

Horário: 10h

Local: Sala 209, do Prédio da Expansão

Resumo: Com o surgimento da internet, foram criadas novas formas e modelos de comunicação livres e abertos, expandindo e acelerando a produção de conhecimento, seu compartilhamento e avaliação. Na academia, milhares de artigos hoje já estão disponíveis em acesso aberto dando maior visibilidade para o conhecimento científico, embora sua comunicação e publicação sigam ainda um modelo fechado e de longa duração. 

Este projeto pretende repensar as práticas de publicização e comunicação científicas vigentes e potencializar, por meio das tecnologias interativas e da utilização de redes e comunidades virtuais, a criação de sinergias entre os participantes e a produção de novos conhecimentos, agregando diferentes saberes. Para tal, partiu-se de um Relato de Experiência de edição e produção colaborativa de textos em um curso de caráter híbrido dentro da academia, utilizando tecnologias interativas da internet: um grupo no Facebook e o editor de texto colaborativo Google Doc. 

O campo empírico e metodológico é representado pelas experiências, práticas, ensino e ações em redes e comunidades virtuais do Núcleo de Experimentações em Tecnologias Interativas (Next) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A pesquisa nos mostra que é possível, no ambiente da Internet, criar novos processos e práticas de comunicação, mais abertos e colaborativos; dar novos significados para a avaliação e a produção de conhecimento; expandir a produção de conhecimento para além dos muros acadêmicos, abrindo novas possibilidades para a publicização científica. Para aproveitar todos os recursos da internet e compreender sua dinâmica é preciso experimentá-la de dentro, o que exige se adaptar a uma outra cultura e aprender novos modos de trabalhar em comum dando lugar a imprevisibilidade, a espontaneidade, a criatividade e ao acaso.

 

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS