Mídia é tema de paletra em congresso de Política, Planejamento e Gestão em Saúde

por
Graça Portela
,
19/04/2017

Pesquisadores do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) e professores do Programação de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), ambos do Icict, estarão presentes no 3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde, que acontece em Natal (RJ), de 01 a 04 de maio, e é organizado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). 

Já nos dias 30 de abril e 1º de maio, serão realizadas diversas atividades pré-Congresso. No domingo (30), haverá o encontro com o Grupo de Trabalho (GT) Comunicação e Saúde, da Abrasco. O evento, que acontece entre 14h e 18h, é coordenado pela pesquisadora Inesita Soares de Araujo, e reúne profissionais profissionais da área da Comunicação ou de outra área que trabalhem com Comunicação em instituições de saúde (como assessores de comunicação das secretarias estadual e municipais de saúde, técnicos de promoção da saúde etc.), movimentos sociais da saúde, ONGs ou em editorias de saúde em algum meio de comunicação (incluindo meios digitais).

Na segunda-feira (01), será a vez das oficinas "Algumas coisas sobre 'comunicação e saúde' que um gestor da saúde precisaria saber e pensar", com as pesquisadoras Wilma Madeira, da Universidade de São Paulo (USP) e Inesita Soares de Araujo. A atividade acontece de 8h às 12h e é voltada para gestores de instituições de saúde em vários níveis e funções, que desejem adquirir ou atualizar ou ampliar seus conhecimentos e discutir suas ideias sobre a prática da comunicação em seu cotidiano institucional.    

No mesmo dia, de 8h às 12h e de 14h às 18h, ocorre a oficina "Direito à Comunicação e Saúde", com o coordenador do Laces, Wilson Borges. A atividade é voltada a gestores, profissionais e estudantes que atuam na interface Comunicação e Saúde e interessados no debate sobre a Saúde e a Comunicação como um Direito.

Na quinta-feira, 04/05, há a mesa redonda 17 - "A saúde e o SUS na mídia: sentidos, interesses e desafios", coordenada pelo pesquisador Juciano de Sousa Lacerda, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), que terá como debatedores do Icict, Inesita Soares de Araújo e os jornalistas Rogério Lanes, da revista Radis (Ensp/Fiocruz) e Daniel Brunet, do jornal O Globo. A mesa acontece de 8h30 às 10h30.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, também estará presente no Congresso.

O Congresso tem com tema “Estado e Democracia: O SUS como Direito Social”. Ele acontece no Centro de Convenções de Natal, que fica na Via Costeira, s/n, Ponta Negra, Natal.

Para informações sobre o evento, clique aqui

Outras informações, entre em contato com a Comunicação da Abrasco pelos e-mails comunica@abrasco.org.br; brunodias@abrasco.org.br e midiassociais@abrasco.org.br e pelo telefone (21) 2560-8699.

 

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde

Interessados têm até o dia 31/01 para enviar seu resumo e se inscrever. Evento será realizado em Natal, no Rio Grande do Norte

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.