Números do Arca: repositório institucional da Fiocruz ultrapassa dez mil depósitos

por
André Bezerra
,
04/05/2016

O repositório institucional da Fiocruz, Arca, ultrapassou a marca de dez mil depósitos de obras, entre artigos, teses e dissertações. Em abril desse ano, a plataforma registra 10.743 documentos.

O número é mais do que o dobro, desde que foi lançada a Política de Acesso Aberto da Fiocruz, em 2014. Em termos de acesso, o primeiro trimestre desse ano tem registrado bons resultados, sendo mais de 63 mil acessos apenas no mês de março, que apresentou um crescimento de 55% em relação ao mês anterior.

Dentre os assuntos mais procurados estão temas relacionados à emergência da epidemia do vírus zika e doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. Aproximadamente 52% dos usuários consultaram o sistema em busca de informações sobre zika, e 11% fizeram consultas sobre o vetor. Além disso, 10% procurou por trabalhos relacionados a dengue.

Os números mostram o interesse da comunidade científica pelo repositório. “O Arca é uma fonte segura de informação, avalizada pela instituição, não só para pesquisadores da área como para o público em geral. É natural as estatísticas por assunto estarem refletindo o momento de emergência na área da saúde, já que desenvolvemos pesquisas na área”, avalia Ana Maranhão, Chefe da Seção de Informação/CTIC e uma das coordenadoras do repositório.

Nos últimos meses, o número de acessos ao Arca registrado fora do país foram expressivos. Após os acessos em território nacional, que ultrapassam 54.000 visitas, Portugal é o que mais acessou o repositório (1.036), seguido de Estados Unidos (468), Angola (229) e Moçambique (216). Os resultados refletem a integração estratégica do repositório em redes de cooperação internacional.

“Participamos de várias redes e diretórios de repositórios institucionais como o OASIS.BR, do IBICT, que por sua vez está incorporado no LaReferencia, rede de repositórios da América Latina; estamos também na NLTD - Networked Digital Library of Theses and Dissertations; entre outros, e somos indexados pelo Google - que é a nossa maior fonte de tráfego. Por exemplo, se você digitar qualquer termo na busca, ele irá buscar no Arca também, o que nos dá uma grande visibilidade”, detalha a coordenadora.

Acesse o relatório completo, com ilustrações, no link ao lado.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Arca - Estatísticas - 1º Trimestre/2016

Infográficos trazem estatísticas de documentos depositados, acessos e assuntos mais buscados no primeiro trimestre do ano.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.