O uso de redes sociais on-line no site do Icict

Outros setores
Pesquisadores

Cristiane d'Avila (Ascom/Icict/Fiocruz) - coordenadora

Renata Rezende (Ascom/Icict)

Marcelo de Vasconcellos (SCV/Icict)

Objetivos

O projeto do Programa de Indução à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Icict (PIPDT) tem como objetivo estabelecer a presença oficial do Icict nas redes sociais on-line (RSOs) de acordo com as diretrizes da Política de Atuação nas Redes Sociais do Ministério da Saúde, Secretarias e Órgãos Vinculados.

Metodologia

Para atingir os objetivos do estudo proposto, propõem-se as seguintes etapas:

Primeiramente, será feito um estudo a partir do Fale Conosco do Icict para se averiguar o perfil do público que acessa o site. A partir daí serão definidas estratégias para que este público também encontre informação relevante e espaço de interlocução nas RSOs propostas, e para que seja possível elaborar conteúdos que possam vir a conquistar novos públicos, que hoje não recorrem ao website e a outros canais institucionais. Após esta etapa será possível estabelecer linhas editoriais para os perfis do Icict no Facebook, Twitter e Youtube, com a definição sobre o que será publicado nestes perfis por meio de cronogramas de postagens e reuniões de pauta, conforme orienta a Política de Atuação em Redes Sociais do Ministério da Saúde, Secretarias e Órgãos Vinculados.

Em seguida, a páginas serão criadas e administradas pela equipe de jornalismo da Ascom do Icict e mantidas por um bolsista da área de Comunicação Social para realizar atividades especificamente para o Núcleo de Intervenção de Redes Sociais da Ascom, a fim de executar esta proposta, conforme preconiza a Política de Atuação nas Redes Sociais do Ministério da Saúde, Secretarias e Órgãos Vinculados. Segundo este documento, “para melhor relacionamento com o usuário de redes sociais, seja para prestar um bom atendimento ou se posicionar perante o que é produzido e reproduzido na rede, são imprescindíveis os núcleos de intervenção e monitoramento” (MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2011, p. 2). Haverá interação com os usuários nestas páginas, com o subsequente levantamento dos principais temas presentes nos comentários e a classificação dos posts por tema. Esta análise irá gerar relatórios bimestrais sobre a imagem da unidade e assuntos a ela relacionados nas RSOs, que servirão de insumo para a elaboração da Política de Comunicação Institucional prevista no PQ Icict 2011-2014.

Além disso, em 2012 será feita uma segunda edição do seminário sobre o uso das RSOs na comunicação institucional e busca de apoio técnico do Ministério da Saúde, conforme consta do documento da Política de Atuação nas Redes Sociais do Ministério da Saúde, Secretarias e Órgãos Vinculados, segundo o qual “as Redes Sociais da Ascom (MS) estarão aptas a fornecer consultoria para explicar as nuances técnicas e termos às secretarias e órgãos vinculados que a desejarem” (Idem, p. 11).

Produtos e resultados esperados

Estabelecimento da presença do Icict em RSOs: perfil do Icict no Facebook, pefil do Icict no Twitter, canal do Icict no Youtube, Política editorial para RSOs e Manual de estilo para RSOs.
 

Assuntos relacionados

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS