Pós-Graduação do Icict divulga calendário com as próximas defesas de doutorado

por
Graça Portela
,
23/02/2015

Três novas teses de doutorado serão defendidas entre os dias 26/02 e 04/03 no Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict. A primeira defesa, que ocorrerá na próxima quinta-feira (26/02) será "Do Controle ao ParticipATIVO: engajamento público e informação como caminhos para um novo civismo", um estudo de Marcelo Vieira, que discute a participação social no âmbito da definição da agenda de prioridades de pesquisa no campo das doenças negligenciadas, em especial, a hanseníase.

Vieira pesquisou nas atas ordinárias e extraordinárias do Conselho Nacional de Saúde (CNS), além de analisar os dados disponíveis online no site do Morhan – Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase, como forma de ampliar a percepção da luta da sociedade civil pela participação social da hanseníase. Em sua tese, Vieira buscou identificar se e como a participação social na definição da agenda de prioridades em pesquisas se deu ao longo dos últimos 20 anos.

A tese de Marcelo Vieira é orientada por Roseni Pinheiro e será apresentada às 10 horas, na sala 209, do Prédio da Expansão do Campus. Estarão na banca Janine Cardoso, Valdir de Castro Oliveira (ambos do PPGICS), Marcos Virmond (PPGBO/USC/USP) e André Mendonça (PPGPPAS/IMS/UERJ). Como suplentes, Kátia Lerner (PPGICS) e Aluísio Gomes da Silva Junior (ISC/UFF).

Sob a orientação de Cícera Henrique da Silva, a aluna Martha Silveira apresentará a sua defesa “Revisões Sistemáticas como Fonte de Evidência Científica em Saúde” no dia 27/02, sexta-feira, às 9h, também no Prédio da Expansão do Campus, na sala 710. Partindo do tema “As repercussões da amamentação na saúde da criança”, Martha analisa, por meio de um estudo quali-quantitativo, a qualidade e utilização das revisões sistemáticas nas recomendações científicas que as embasam, com o objetivo de investigar a qualidade dessas revisões sobre o tema e descrever como elas são citadas nas recomendações.

Foram selecionados 67 estudos para a revisão sistemática. As conclusões apontadas no estudo de Martha apontam que as revisões sistemáticas, escassamente citadas nas recomendações, são de qualidade moderada e ainda insuficientes quanto à temática e aos achados. Poucas revisões se converteram em padrão de citação, mas não são atuais e nem conclusivas, o que se reflete em novas revisões sobre o tema, porém ainda não citadas. Os efeitos reais da amamentação sobre a saúde da criança são reportados em sua maioria como modestos ou possíveis, contudo as recomendações os consideraram como suficientes para recomendá-la em mais de 100 documentos, possivelmente baseados nas evidências destas revisões e de estudos originais que não foram avaliados.

Maria Cristina Soares Guimarães e Adriana Kelly, as duas do PPGICS, além de Luiz Antônio Bastos Camacho (PPGEPI/ENSP) e Maria Cristiane Barbosa Galvão (USP-Ribeirão Preto) compõem a banca. Os suplentes são Adriana Aguiar (PPGICS) e Nanci Oddone (PPGB/Unirio) também participam.

No início de março (dia 4, quarta-feira) será a vez de Irene Kalil defender a tese “De Silêncio e Som. A Produção de Sentidos nos Discursos Oficiais de Promoção e Orientação ao Aleitamento Materno Brasileiros”, orientada por Adriana Aguiar.

Em sua defesa, Irene Kalil investiga os sentidos sobre amamentação produzidos nos discursos oficiais de promoção e orientação ao aleitamento materno voltados a profissionais de saúde, empresários, mulheres e população em geral. Ao todo, foram pesquisados 26 materiais de divulgação das campanhas, nos quais a aluna do doutorado do PPGICS procurou compreender a produção de sentidos sobre o tema para os diferentes segmentos sociais, problematizando as possíveis interdições que sofrem esses discursos.

Dos resultados, dois pontos se destacam: os materiais estudados caracterizam-se por uma comunicação vertical e de cunho, predominantemente, imperativo, na qual a mulher é frequentemente representada como um instrumento necessário ao sucesso da política pública de saúde da criança. Em relação ao conteúdo, os materiais tendem a concentrar sua atenção no incentivo à prática da amamentação e na valorização de seus benefícios (em especial para a criança), colocando em segundo plano possíveis aspectos psicossociais para o bebê, a mulher e a família. Irene Kalil conclui que o leite materno aparece como principal objeto da política pública recente, enquanto a complexidade da amamentação e seus desdobramentos na inserção familiar e social da mulher raramente são abordados.

A defesa de doutorado de Irene Kalil será realizada na sala 213 do Prédio da Expansão do Campus, às 9h30. Na banca, Adriana Kelly e Janine Cardoso (ambas do PPGICS), Maria Martha de Luna Freire (ISC/UFF) e Regina Simões Barbosa (IESC/UFRJ), com os suplentes Kátia Lerner (PPGICS) e Wilson Borges (Laces/Icict).

Outras informações podem ser obtidas junto à Gestão Acadêmica do Icict, no Prédio da Expansão do Campus da Fiocruz, Av. Brasil, 4.036, sala 210, Manguinhos; telefones 3882-9033, 3882-9063 e 3882-9037, ou pelo e-mail gestaoacademica@icict.fiocruz.br

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

PPGICS - Defesas de Teses de Doutorado - Fev-Mar-2015

Relação das defesas de teses de doutorado do Programa de Pós-Graduação de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde - PPGICS/Icict, para o período de 26/02 a 04/03/2015

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS