Parceria de BVS’s com Rede de Bibliotecas da Fiocruz rende frutos no exterior

por
Renata Augusta
,
03/08/2016

A Rede de Bibliotecas da Fiocruz e a Biblioteca Virtual em Saúde Fiocruz intensificam a parceria com atividades diversas. A coordenadora da Rede, Fátima Martins percebe algumas motivações: “É importante que o pesquisador se veja como produtor e usuário da informação e que o bibliotecário perceba estar nos dois lugares. Não trabalha só na biblioteca física. Quando alimenta a física, alimenta a virtual. Por isso procuramos fazer oficinas”.

Ambos os setores expuseram produtos e serviços na Semana Nacional de Bibliotecas Universitárias em Belo Horizonte numa parceria com a Editora Fiocruz e a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz  em 2014. No mesmo ano, a Rede de Bibliotecas da Fiocruz passou a ter assento no Conselho Consultivo das Bibliotecas Virtuais temáticas. “O importante foi integrar assuntos e debater. Houve cursos e muita troca”, conta Fátima Martins. 

Um trabalho de cooperação internacional com países africanos também ocorreu em 2014. Os dois setores colaboraram no desenvolvimento de bibliotecas virtuais em saúde e ofereceram um curso de formação em Moçambique, Angola e Cabo Verde. “Houve parceria com a União Europeia, a Universidade de Nova Lisboa e o Instituto de Higiene e Medicina Tropical de Lisboa. Foram 40 dias. Só os moçambicanos tinham experiência com BVS”, conta Luciana Danielli.

Cada grupo fez um projeto de intervenção para seu país e três participaram de um evento na África do Sul onde projetos em língua portuguesa se apresentaram pela primeira vez. Fátima Martins lembra: “Ainda sobrou dinheiro e cada um levou computador e roteador para suas bibliotecas. Em Moçambique conseguimos montar uma Rede de Bibliotecas no campo da saúde”. 

A produção de eventos em conjunto entre a Rede de Bibliotecas da Fiocruz e a BVS Fiocruz começou no 1º Fórum BVS Fiocruz, em 2012; prosseguiu no 2º Fórum, em 2013 e 2014 (junto com os Encontros anuais da Rede de Bibliotecas da Fiocruz) e no 1º Fórum da Rede BVS Brasil, em 2013 (parceria com a VPEIC e outras instituições). 

Para saber mais

#Acesso

Novas coleções e ferramentas para integrar bibliotecas celebram 30 anos do Icict

Uma biblioteca com um milhão de itens que engloba obras do século XVII aos dias atuais alicerça uma das maiores instituições científicas da América Latina

Construção coletiva, ferramenta estratégica

Repositório nascido no Icict se tornou o principal instrumento de execução da política de acesso aberto da Fiocruz

Marco democrático institucional que demonstra revolução no fazer científico

Política de acesso aberto da Fiocruz, aprovada em 2014, é um grande exemplo de construção democrática dos rumos da fundação

Excelência e desafios na gestão da Informação com foco na saúde pública

Icict vem produzindo comunicação e informação científica e tecnológica em saúde por meio de diversas iniciativas

Articulação na preservação e divulgação de imagens

Criado na gestão do sanitarista Sérgio Arouca, o Multimeios realiza atividades de serviço, pesquisa e desenvolvimento interdisciplinar em Artes, Design e Tecnologia


Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS