A Plataforma Lattes como fonte de informação para a gestão, ensino e pesquisa

Outros setores
Pesquisador

Paulo Eduardo Potyguara Coutinho Marques (CTIC/Icict/Fiocruz) - coordenador

Objetivo geral

O projeto do Programa de Indução à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Icict (PIPDT) tem como objetivo elaborar ambiente informacional a partir do Currículo Lattes de modo ajustado à demanda Fiocruz em gestão, ensino e pesquisa.

Metodologia

Segundo Tobar e Yalour (2003), esta pesquisa caracteriza-se como um estudo de caso do tipo aplicado quanto aos fins tendo por unidade de análise a Fiocruz. Entende-se por pesquisa aplicada aquela com finalidade prática, movida pela intenção de resolver problemas concretos, sejam estes mais ou menos imediatos.
Logo no início, será realizada uma reunião técnica o que envolve a participação de membros da equipe do projeto em viagens a outros estados para realização de tais reuniões.
A estrutura metodológica integra quatro estratégias, a saber: revisão bibliográfica, levantamento dos itens que compõem a produção técnica e construção do modelo tomando como base o método clássico de análise de sistemas.

A revisão bibliográfica com foco em artigos que tenham a Plataforma Lattes como objeto de estudo tem por objetivo questões como adequação do currículo Lattes às necessidades acadêmicas e de gestão. Esta, também ampliará o conhecimento com relação às características principais dos estudos que possuam um sistema e/ou base de dados como foco. Ademais, será verificado como o currículo Lattes está sendo usado como fonte de informação para a gestão, ensino e pesquisa.
A primeira etapa de execução trará subsídios para a segunda, pois já foram encontradas informações pertinentes à produção técnica em alguns dos artigos utilizados para montar este projeto. Entretanto, será realizado um levantamento manual do Currículo Lattes buscando principalmente as variáveis de produção técnica. Esta etapa envolve a contratação de bolsista da área de Tecnologia da Informação (Bolsista 1).

A etapa de desenvolvimento do espaço virtual será baseada na metodologia clássica de análise estruturada de sistemas respeitando a definição dos fluxos de dados assim como a modelagem da base de dados e o design da interface visual. A partir destas será criado um modelo que apresentará os requisitos de hardware, software e de recursos humanos; além de ser representado graficamente por meio do diagrama de contexto, diagrama de fluxo de dados e do modelo de entidades e relacionamentos; definidos no método clássico de Análise Estruturada de Sistemas (GANE & SARSON, 1983) conforme descrito anteriormente. Esta etapa envolve a contratação de bolsista da área de Tecnologia da Informação (Bolsista 2). O modelo estará pronto para transformar os recursos de dados em um produto com a finalidade de atender às necessidades de usuários (gestão e alunos) e pesquisadores.O espaço virtual será disponibilizado para testes ainda durante sua codificação.

A equipe terá oportunidade de trabalhar em todas as etapas da proposta. Os pesquisadores do ICICT orientarão a análise do Currículo Lattes e o desenvolvimento e design do ambiente informacional. O membro externo, Jesús Pascual Mena Chalco, direcionará a análise técnica e aderência do scriptLattes ao projeto. A pesquisadora Rachel Magarinos-Torres atuará apoiando na descrição das necessidades de pesquisa de diferentes áreas de conhecimento. Os produtos decorrentes da ação terão autoria frente a esta alocação podendo ser incluído novos autores e/ou reorganizada a alocação frente à sua inserção na execução. Ressaltamos que no decorrer do projeto será necessária a participação de membros da equipe do projeto em reuniões técnicas envolvendo viagens a outros estados.

Produtos e resultados esperados

Espera-se que o estudo explore os avanços e os constrangimentos na busca de informação sobre a produção técnica e científica existentes na Plataforma Lattes. O reconhecimento dos contornos desta atividade possibilitará o desenvolvimento de conhecimento e estruturas que apóiem a gestão da instituição.
Estima-se que o produto desenvolvido, reconhecendo a interface que esta pesquisa abarca, seja útil na gestão da avaliação de desempenho individual, como base para estudos que envolvam bibliometria ou ainda que busquem cooperação entre pesquisadores e/ou instituições.
Ademais, dado ser uma inovação, existe a possibilidade de que gere patente institucional.

Assuntos relacionados

Projetos de Pesquisa

Saiba mais sobre os projetos de pesquisa desenvolvidos no Icict

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS