PPGICS: Tese de doutorado analisa Plataformas SIG Baseadas na Web

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
24/04/2024

Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)

A aluna Maíra Alejandra Moreno Castillo, no desenvolvimento de sua tese de doutorado para o Programa de Pòs-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS)/Icict, criou um protótipo de plataforma SIG-Web (Sistemas de Informações Geográficas na Web) para detectar, avaliar e visualizar aglomerados de microcefalia congênita no espaço e no tempo. 

Com a orientação de Christovam Barcellos, pesquisador do Laboratório de Informação em Saúde (LIS) e coordenador do Observatório de Clima e Saúde, ambos do Icict, Castillo buscou “abordagens inovadoras para integrar análises estatísticas espaciais avançadas em ambientes geoespaciais na web”, em função das “limitações das plataformas SIG-Web em apoiar a vigilância em saúde, especialmente no contexto da detecção e avaliação de aglomerados de doenças.” 

A defesa da tese de doutorado ocorrerá na terça-feira, 30 de abril, às 9 horas, via Plataforma Zoom. Leia mais informações sobre a tese de Maíra Alejandra Moreno Castillo abaixo:  

DEFESA DE TESE DE DOUTORADO

Título: Plataformas SIG Baseadas na Web para Detecção de Aglomerados Espaciais e Temporais de Casos de Doenças: revisão do estado da arte e aplicação para a análise de microcefalia congênita no Brasil 

Aluna: Maíra Alejandra Moreno Castillo 

Orientador: Christovam de Castro Barcellos Neto (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 

Banca

Titulares 

Dr. Paulo Roberto Borges de Souza Junior (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 

Drª Renata de Saldanha da Gama Gracie Carrijo (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 

Dr. João Vitor Leite Dias (PPGSaSA/UFVJM) 

Dr. Emmanuel Roux (Instituto Francês de Pesquisa para o Desenvolvimento/IRD/França) 

Suplentes 

Dr. Ricardo Antunes Dantas de Oliveira (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ) 

Drª Raquel Martins Lana (Barcelona Supercomputing Center/BSB/ Espanha) 

Data: 30/4/2024 - Terça-feira | Horário: 9h 

Link de Transmissão: Plataforma Zoom - https://us06web.zoom.us/j/88195538289?pwd=TmvqbruTzUhiC4sT3YK4lgImI8zT0r...

Resumo: Desde que a epidemia de infecção pelo vírus Zika (ZIKV) em 2015 revelou a aparente associação entre ZIKV e a microcefalia, no Brasil, a preocupação sobre a ocorrência dessa e outras anomalias de nascimento continua latente. Recentes avanços no desenvolvimento de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) e das tecnologias da World Wide Web (Web) permitiram o surgimento de plataformas SIG baseadas na Web (SIG-Web). Estas plataformas permitem que profissionais de saúde e pesquisadores acedam, analisem e compartilhem dados espaciais através da Internet, facilitando esforços colaborativos no monitoramento de situações de saúde pública e no planejamento de intervenções.  

Apesar destes avanços tecnológicos, a integração de ferramentas sofisticadas de análise espacial em plataformas SIG-Web dedicadas a apoiar a vigilância em saúde ainda é limitada, especialmente no contexto da detecção e avaliação de aglomerados de doenças. Diante da necessidade de abordagens inovadoras para integrar análises estatísticas espaciais avançadas em ambientes geoespaciais na web, esta tese visou desenvolver um protótipo de plataforma SIG-Web para detectar, avaliar e visualizar aglomerados de microcefalia congênita no espaço e no tempo.  

Para tais fins, foi realizada uma revisão e análise de plataformas SIG-Web para vigilância da saúde, desenvolvidas em todo o mundo, com o objetivo de explorar o estado da arte e identificar potenciais lacunas de desenvolvimento e implementação. Posteriormente, foi desenvolvido um protótipo de SIG-Web denominado "WebMApScan", o qual incorpora os algoritmos de varredura espacial e espaço-temporal do software SatScan™ em uma arquitetura web, open source e baseada em pacotes R. Finalmente, foi demonstrada a utilidade do protótipo mediante uma análise de clusters de casos de microcefalia congênita no Brasil, entre 2010 e 2021.  

Como resultado, esta tese não apenas identificou importantes lacunas no que respeita ao desenvolvimento de plataformas SIG-Web para apoiar atividades de vigilância em saúde, mas também, apresenta uma solução viável com potenciais aplicações no campo da vigilância sanitária. 

  

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Laboratório de Informação em Saúde - LIS

Atua na geração e divulgação de informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento do sistema de saúde, da situação de saúde da população brasileira e seus determinantes sociais e ambientais.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS