Seminário do Centro de Estudos aborda a Pesquisa Nacional de Saúde dia 9/06

por
Graça Portela
,
03/06/2015

Será na terça-feira, 9/06, a partir das 9h30, o seminário “Pesquisa Nacional de Saúde”, organizado pelo Centro de Estudos do Icict/Fiocruz. O evento contará com a palestra da coordenadora da PNS e pesquisadora do Laboratório de Informação e Saúde (Lis/Icic) Celia Landmann Szwarcwald, que falará sobre os dados da pesquisa. Em entrevista, a pesquisadora falou sobre o trabalho feito: “A Fiocruz contribuiu na elaboração do projeto, desde o planejamento, com consultas a áreas técnicas do Ministério da Saúde e a outros pesquisadores da área acadêmica com expertise em inquéritos, e também na definição da amostragem e do questionário.”

A seguir, haverá uma mesa redonda – “Resultados e ascpectos metodológicos da PNS” – com a participação de Mariza Miranda Theme, pesquisadora do Departamento de Epidemiologia e Métodos Quantitativos em Sáude, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Enps/Fiocruz), que abordará a “Prevalência de doenças crônicas na PNS”. Já a professora do Departamento de Epidemiologia do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Gulnar Azevedo e Silva, enfocará as “Possibilidades de análise dos dados da PNS entre pessoas que tiveram diagnóstico de câncer”. Para finalizar, Paulo Roberto Borges de Souza Junior, pesquisador do Lis e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/Icict), falará sobre o “Desenho da amostra da Pesquisa Nacional de Saúde, 2013”.

A abertura do evento será feita por Umberto Trigueiros, diretor do Instituto, e a mediação será de Christovam Barcellos, pesquisador e chefe do Lis/Icict. O seminário, que conta com o apoio do PPGICS, ocorrerá no Salão de Leitura Henrique Leonel Lenzi da Biblioteca de Manguinhos, que fica na Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro. A entrada é franca e não é necessário fazer inscrições. 

A divulgação dos resultados da PNS está sendo feita em quatro partes. A primeira foi divulgada em dezembro de 2013, destacando o alto índice de brasileiros com doenças crônicas (40%), a redução de fumantes (14,7% da população) e a avaliação da população sobre a sua própria saúde. A segunda parte da PNS foi divulgada nessa terça-feira, 2/06, com destaque para o atendimento no sistema público de saúde, a saúde bucal dos brasileiros, o uso de cinto de segurança, dentre outros pontos. As próximas etapas terão novas análises e indicadores ainda a serem divulgados. Quando do lançamento da primeira fase da pesquisa, Célia Landmann Szwarcwald observou: “essa pesquisa traz uma linha de base de monitoramento para indicadores muito importantes da área de saúde, que serão atualizados de cinco em cinco anos. Estamos tendo um perfil agora e, depois da implementação das pesquisas de saúde, teremos outro e poderemos perceber as mudanças e o que está melhorando ou não".  

A Pesquisa Nacional de Saúde é uma parceria entre a Fiocruz, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e o Ministério da Saúde. 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Pesquisa Nacional de Saúde - Vol. 2

Acesso e utilização dos serviços de saúde, acidentes e violências - Brasil, grandes regiões e unidades da federação.

Assuntos relacionados

Seminário do Centro de Estudos aborda a Pesquisa Nacional de Saúde dia 9/06

Celia Landmann Szwarcwald falará sobre a pesquisa e haverá mesa redonda abordando os resultados e os aspectos metodológicos da PNS

Segundo volume da Pesquisa Nacional de Saúde – PNS 2013 é lançado com foco no acesso aos serviços de saúde

Informações também mostram o impacto das violências e acidentes de trânsito na qualidade de vida da população

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS