Suplemento sobre desigualdades em saúde inclui premiado pelo Gairdner Award

por
André Bezerra
,
31/03/2017

Na última semana, foi anunciada, no Canadá, a premiação do epidemiologista Cesar Victora como laureado do John Dirks Canada Gairdner Global Health Award, oferecido pela Fundação Gairdner. Pesquisador e docente da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), o brasileiro foi reconhecido mundialmente por seu trabalho, como referência global no campo científico da saúde, por seus estudos na área de saúde materno-infantil, sob a perspectiva das desigualdades sociais.

Uma amostra do trabalho do pesquisador pode ser vista na última edição especial do International Journal for Equity in Health, que ganhou suplemento especial sobre as desigualdades em saúde no Brasil. O volume foi editado pela pesquisadora do Icict Celia Landmann Szwarcwald e o epidemiologista americano James Macinko.

"É considerada a premiação científica mais importante do Canadá e uma das mais relevantes, mundialmente, na área de ciências da saúde", aponta Celia Landmann. O pesquisador contribuiu para o suplemento com o comentário de abertura, em texto inédito traçando um panorama sobre os estudos em desigualdade na saúde do Brasil.

"Ele sugere, em seu comentário, que os artigos publicados ilustram a complexidade das desigualdades de saúde no Brasil e são importantes para documentar tanto os avanços alcançados como para identificar os esforços adicionais necessários para fortalecer os programas de saúde e sociais no Brasil", avalia a editora.

Na mesma coletânea, é coautor do artigo que analisa, junto com colegas da Universidade Federal de Pelotas, os avanços alcançados no Brasil na saúde materno-infantil e a grande diminuição das desigualdades nessa área nos últimos 30 anos.

Para o pesquisador do Icict Cristiano Boccolini, que estuda aspectos da informação e comunicação no campo do aleitamento materno, a atuação do professor foi importante para que o país alcançasse reconhecimento mundial na defesa da amamentação.  

“Nesse cenário, o professor Víctora assumiu um papel de protagonismo quando decidiu estudar a saúde e a alimentação de crianças e mulheres na pequena cidade de Pelotas/RS na década de 1980. Desde então, ele é uma das fontes inspiradoras de diversas gerações de pesquisadores, onde eu me incluo”, afirmou.

O Suplemento  “A Panorama of Health Inequalities in Brazil” é uma edição especial do International Journal for Equity in Health, com 14 artigos inéditos, elaborados a partir de dados da Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), que contou com participação do Icict/Fiocruz em sua elaboração, por meio do Laboratório de Informação em Saúde.

Os artigos estão disponíveis para leitura no Menu ao lado.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Um panorama das desigualdades em saúde no Brasil

Pesquisadores da Fiocruz e instituições parceiras publicam 14 novos artigos sobre o tema em periódico internacional

Principais resultados: “A Panorama of Health Inequalities in Brazil”

Pesquisadores da Fiocruz e instituições parceiras publicam 14 novos artigos sobre o tema em periódico internacional

Desigualdades em Saúde são destaque na Revista Galileu e outros veículos

Assunto foi tratado pelo International Journal of Equity in Health, que publicou suplemento especial sobre o Brasil

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS