Tese analisa as informações sanitárias contidas nos maços de cigarro

por
Graça Portela
,
21/07/2016

Em 28 de julho, próxima quinta-feira, será realizada a defesa de tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS)/Icict. O trabalho abordará os anúncios do Ministério da Saúde nos maços de cigarro. Veja abaixo as informações e resumo da defesa.

 

Defesa de Tese de Doutorado

Título: As Advertências Sanitárias no Maço de Cigarros: política pública e prática comunicativa do Sistema Único de Saúde

Aluna: Ester Cristina Machado Ruas

Orientadora: Profª. Drª. Ana Paula Goulart Ribeiro

Banca:

Titulares

  • Dr. Nilson Alves Moraes – PPGICS
  • Dr. Wilson Couto Borges – PPGICS
  • Dr. Igor Pinto Sacramento – LACES/ICICT/FIOCRUZ
  • Dr. Paulo Roberto Gibaldi Vaz - PPGCOM/UFRJ

Suplentes:

  • Drª. Kátia Lerner – PPGICS
  • Drª. Patrícia Cardoso D´Abreu - UFRJ

Data: 28/07/2016

Horário: 9h30

Local: Sala 209 do Prédio da Expansão

Resumo:

Este trabalho busca compreender os processos que levaram à utilização do conceito de aversão ao tabaco e seus efeitos na produção das advertências sanitárias, bem como a forma com que foram apropriados pela população, analisando documentos do acervo do movimento antitabagista (textuais, bibliográficos e fotográficos) a fim de interpretar as trajetórias histórica, política e social das condições de circulação e, eventualmente, apropriação das imagens de advertências sanitárias. Ainda, em que medida a ampliação do conceito de aversão pode ser pensada em relação aos princípios de comunicação e saúde pressupostos pelo Sistema Único de Saúde. Ademais, investiga as negociações e conflitos, os porta-vozes, as estratégias usadas e os discursos envolvidos nessa rede de relações que resultam na declaração dessas advertências como política pública.

Com este objetivo, são realizadas 61 entrevistas semiestruturadas em todo o país, envolvendo os responsáveis pela produção das imagens aversivas de 2008, além de 40 diretores das Escolas Técnicas do SUS e 20 coordenadores estaduais do Curso de Formação aos Agentes Comunitários e Auxiliares e Técnicos de Enfermagem em crack, álcool e outras drogas. O corpus de análise dos discursos escrito e oral estará alinhado ao postulado da Semiologia dos Discursos Sociais, que os consideram práticas inseridas em um dado contexto. Seus fundamentos teóricos são empregados para embasar meu olhar sobre o objeto da pesquisa.

A interseção de documentos com as vozes da produção e do campo fizeram aflorar outros caminhos além do aversivo: surge um comunicar diferente para o público que não é afetado pelas imagens em circulação, como imagens de humor, biográficas, narrativas, testemunhais. Registraram o uso da hipermídia, conectando as imagens a filmes de longa e curta-metragem, sites e redes sociais, para dar transparência e aumentar a participação de todos, alinhado aos princípios do SUS. Finalmente, sublinha a falta de consenso entre as políticas do Estado que enfraquecem a construção de uma comunicação (teórica e prática) em saúde pública dentro do governo e dele com a sociedade.

Concluiu-se que o apelo às sensações aversivas nas imagens das advertências, ao ser apropriado pela população, distancia-se dos princípios da comunicação em saúde pública dialógica, informativa e participativa.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS