Pesquisadores do Icict debatem a comunicação na Abrasco

por
Rafael Cavadas
,
04/11/2009

A televisão pública e a relação entre a internet e a saúde foram os temas propostos por dois pesquisadores do Icict para o debate denominado “Internet, Rádio, Televisão: antigos direitos em nova discussão” no terceiro dia do Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, que acontece até 04/11, em Recife. O debate, também coordenado por uma pesquisadora do Instituto, explorou a necessidade de o Estado criar políticas públicas que permitam democratizar a comunicação e por conseqüência democratizar a saúde. Sobre os ambientes virtuais, foi apresentado o projeto de se criar uma rede que encampe a internet, a interação e a saúde em um mesmo campo.

O pesquisador do Laboratório de Comunicação e Saúde, Rodrigo Murtinho, aqueceu o debate sobre a comunicação ao explorar a experiência das TV`s Publicas como forma de ampliar o direito a comunicação. O pesquisador ponderou sobre o avanço de já existirem as TV’s Senado, Universitária e Justiça, entre outras, mas lembrou que o acesso a essas programações ainda e tímido devido a falta de canais de exibição. Nas palavras de Murtinho a televisão não pode ser vista apenas como entretenimento, mas também como um espaço para discussão de políticas públicas. 

O pesquisador do Laboratório de pesquisa em Ciência, Tecnologia e Inovação, Nilton Bahlis, apresentou sua pesquisa sobre a relação entre a Internet e a saúde. A proposta do pesquisador e de criar um campo que encampe a internet, interação e saúde e fortalecer a rede sobre o tema. Na apresentação, o pesquisador pontuou as principais iniciativas que o corpo de pesquisa do Icict desenvolve para avançar na consolidação da rede. Para o pesquisador, a iniciativa da rede visa compartilhar a produção de conhecimento sobre internet e saúde no ambiente virtual, evitando a duplicidade de pesquisas.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Comissão da Verdade da Reforma Sanitária será lançada sábado, 16/11, durante Congresso da Abrasco

Objetivo da CVRS é investigar as violações dos direitos humanos por agentes do Estado entre 1964 e 1985 contra profissionais e trabalhadores da Saúde

Debate sobre a pesquisa em comunicação e saúde abre as atividades do Icict no congresso da Abrasco

O grupo coordenou, no primeiro dia do congresso (31/10), a oficina “Avanços e desafios da pesquisa em comunicação e saúde”, como parte das atividades do Grupo de Trabalho em Comunicação (GT/Com) da Abrasco

Icict participa intensamente do congresso da Abrasco

Pesquisadores participam também de construção de documento em apoio ao Marco Civil da Internet

Abrascão premia dois pôsteres do Cict

Ao todo, foram apresentados mais de 7.500 pôsteres dentre os quais foram selecionados os 50 melhores para premiação.

Abrasco reunirá mais de sete mil pessoas em Porto Alegre

Tema do evento será “Saúde é desenvolvimento: ciência para a cidadania”

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS