Informação científica e tecnológica em saúde

Promover o acesso livre à informação científica e tecnológica em saúde e gerar conhecimentos, tecnologias e inovações que contribuam para o aprimoramento do Sistema Único de Saúde (SUS). Com este compromisso, o Icict investe no desenvolvimento e na gestão de sistemas de monitoramento de informações, que selecionam, interpretam e divulgam – por meio de textos, tabelas, gráficos e mapas – dados ou indicadores de saúde, oriundos de diferentes fontes de informação. Além de promover o acesso livre à informação científica e tecnológica em saúde, essas iniciativas subsidiam a produção trabalhos científicos, disponibilizados para o público de forma interativa. Os sistemas são coordenados pelos laboratórios de pesquisa do Icict, muitas vezes em parceria com outras instituições.

No rol de indicadores desenvolvidos pela unidade estão o Sistema Nacional de Informações Tóxico Farmacológicas (Sinitox), que coordena o processo de coleta, compilação, análise e divulgação dos casos de intoxicação e envenenamento em todo o país; o Sistema de Informações Geográficas (SIG), que subsidia o desenvolvimento de análises espaciais relacionando dados socioeconômicos, de saúde e ambiente; e o Programa de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde (Pro-Adess), um modelo inovador para a avaliação do sistema de saúde brasileiro. O Atlas da Água e o Mapa da Injustiça Ambiental no Brasil são monitores dedicados à interface entre saúde e ambiente e disponibilizam informações estratégicas sobre o tema para toda a população brasileira.

O Sistema de Monitoramento dos Indicadores de Mortalidade Infantil (Monitorimi) e o Sistema Nacional de Monitoramento em AIDS (Monitoraids) constituem plataformas estratégicas para o acompanhamento e enfrentamento desses importantes desafios para a saúde pública brasileira. E o Sistema de Indicadores de Saúde e Acompanhamento de Políticas do Idoso (SISAP-Idoso), por sua vez, disponibiliza de forma universal indicadores de diferentes dimensões da saúde dos idosos relacionando-os com as políticas públicas.

O Icict atua, ainda, no desenvolvimento e gestão de repositórios e é responsável pelo Repositório Institucional da Fiocruz, o Arca, e o Registro Brasileiro de Ensaios Clínicos (ReBEC). Enquanto o primeiro constitui uma plataforma para a preservação e disseminação do conhecimento técnico-científico gerado na Fundação, o segundo é um repositório nacional on-line para o registro gratuito e voluntário de estudos clínicos experimentais e não experimentais, desenvolvidos por pesquisadores brasileiros ou estrangeiros.

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS