Jogo do Acesso Aberto

Play in English / Jugar en Español

O jogo do Acesso Aberto é um newsgame, um tipo de jogo mais curto e simples, geralmente inserido em páginas web, cujo objetivo principal ilustrar uma notícia ou ainda divulgar algum tema. Ele visa despertar interesse também do público, a fim de que possam conhecer mais sobre o acesso aberto, um assunto muito importante, mas que para grande parte da população não é muito palpável. Nossa principal inspiração foi um artigo descrevendo como o acesso aberto universal poderia ter evitado o surto de Ebola na Libéria. A expectativa é que aqueles que não conhecem muito sobre o assunto possam jogar o jogo e ficar curiosos sobre o que é acesso aberto e o que ele tem a ver com a saúde. 

O jogo foi desenvolvido no game engine Construct 2 e exportado para HTML5. A trilha sonora foi composta gratuitamente pelos músicos do Estúdio Cafofo, sensibilizados com a importância do tema. O jogo roda nos diferentes navegadores e também em dispositivos móveis Android e iOS. O "Jogo do Acesso Aberto", apesar de ser um jogo simples, representa um primeiro passo do Icict enquanto centro de produção de jogos como forma de comunicação em saúde.

Créditos

Arte

Flávia de Carvalho

Multimeios/Icict/Fiocruz

Desenvolvimento

Juan Puppin Monteiro

Multimeios/Icict/Fiocruz

Game Design

Marcelo de Vasconcellos

Multimeios/Icict/Fiocruz

Trilha Sonora

Estúdio Cafofo

http://www.facebook.com/estudiocafofo

Agradecimentos

Rodrigo Murtinho

Vice-diretor de Informação e Comunicação

Victor Grabois

Coordenador Executivo do Proqualis

Ana Maranhão

Chefe da Seção de Informação do CTIC

Assuntos relacionados

Multimeios

Serviço, pesquisa e desenvolvimento interdisciplinar em Artes, Design e Tecnologia nos campos da Comunicação, Informação e Saúde.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.