Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde - LICTS

O Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde do Icict (LICTS) desenvolve pesquisa na interface entre a área de Ciência da Informação e o campo da Informação e Comunicação em Saúde, com o objetivo de gerar conhecimentos e metodologias inovadoras para a produção e o manejo da informação científica e tecnológica em saúde. Para isso, investe no mapeamento, análise e monitoramento das interações entre ciência, tecnologia e inovação no campo da saúde.

Suas atividades estão concentradas na linha de pesquisa “Análise do Ciclo de Produção, Processamento, Fluxo e Uso da Informação Científica e Tecnológica no Campo da Saúde” e os projetos de pesquisa contemplam diversas perspectivas teórico-metodológicas e conceituais deste processo. São realizados estudos com vistas ao mapeamento e diagnóstico da produção de conhecimento em ciência e tecnologia em saúde e as interações entre a produção e o uso de conhecimento no âmbito das políticas públicas e do setor saúde. Os pesquisadores também investigam a natureza dos problemas de informação no campo da ciência, tecnologia e inovação em saúde e se dedicam ao desenvolvimento de atividades de prospecção e monitoramento tecnológico no campo da saúde.

Interface com o Ensino

O LICTS coordena o curso de especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde, que visa contribuir para o aprimoramento do desempenho das instituições de saúde por meio da capacitação de profissionais que atuam na produção, organização, análise e disponibilização da informação científica e tecnológica em saúde. O curso é oferecido anualmente no Rio de Janeiro, no campus Expansão da Fiocruz, e em Porto Alegre, em parceria com o Grupo Hospitalar Conceição. Os pesquisadores do Laboratório também são professores do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS) e orientam dissertações de mestrado e teses de doutorado. Em 2012, o LICTS coordenou a ação do PPGICS para criação do grupo temático de Informação em Saúde da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação.

Equipe

Pesquisadores
  • Carlos José Saldanha Machado 
  • Maria de Fátima Ebole de Santana  
  • Kizi Mendonça de Araújo – Coordenação Substituta
  • Lidiane dos Santos Carvalho 
  • Marcio Sacramento de Oliveira 
  • Maria da Conceição Rodrigues de Carvalho
  • Rosane Abdala Lins – Coordenação 
  • Rosinalva Alves de Souza
  • Viviane Santos de Oliveira Veiga

 

Estagiários
  • Anna Beatriz de Aguiar Araujo (PIBIC)
  • Isabella Henrique Lima Pereira (PIBIC)
  • Janio Gustavo Barbosa (Pós-doutorado)
  • Laura de Azeredo Santos (PIBITI)

 

Secretária

Onde estamos

Campus da Fiocruz
Avenida Brasil, 4365 – Pavilhão Haity Moussatché – sala 204
Manguinhos – Rio de Janeiro/ RJ
Tel.: +55 (21) 3865-3245

Laboratórios

Laboratório de Comunicação e Saúde - LACES

Atua na interface entre “Comunicação e Saúde: Políticas Públicas e Participação Social” e “Análise das Relações entre Mídia e Saúde”.

Laboratório de Informação em Saúde - LIS

Atua na geração e divulgação de informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento do sistema de saúde, da situação de saúde da população brasileira e seus determinantes sociais e ambientais.

Assuntos relacionados

Projetos de Pesquisa

Saiba mais sobre os projetos de pesquisa desenvolvidos no Icict

Linhas de pesquisa

Conheça as linhas de pesquisa dos laboratórios do Icict

Pesquisadores do Instituto

Perfil dos pesquisadores do Icict

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS