Acesso à Saúde: informação, comunicação e equidade (Curso EAD)

O projeto pedagógico está organizado em três eixos, a saber: o eixo de Práticas de Acesso e Inclusão, com disciplinas que abordam as políticas públicas que asseguram os direitos de informação, comunicação e atenção à saúde, particularmente com foco Redes de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (RAS), bem como das demais políticas destinadas à garantia dos direitos desta população na perspectiva da inclusão, bem como os desafios que as mesmas trazem para a RAS.

O eixo Integralidade e Território foca no território e no cuidado na perspectiva da integralidade.  Abarca discussões sobre o sujeito, o território e o cuidado em diferentes campos de atuação profissional com a lógica da interdisciplinaridade e intersetorialidade, tal como preconiza as diretrizes do SUS. E, por fim, o eixo Constituição de Redes, onde informação e comunicação se inserem e se moldam no território e traçam caminhos de integralidade, em vistas ao cuidado humanizado à pessoa com deficiência, e seu círculo social, procurando articular as discussões tecidas no primeiro e o segundo eixo.

A fundamentação teórico-metodológica que sustenta o curso, pressupõe a aprendizagem significativa, ancorada em metodologias ativas de aprendizagem, que superem o conhecer/saber instrumental, desconectado das práticas e realidades. Para tanto, é necessário que se estimule o processo de reflexão sobre as práticas nos territórios e se oriente a atuação dos profissionais para as principais diretrizes da política de atenção a pessoas com deficiência – autonomia, independência, cidadania, território, acolhimento, vínculo, responsabilização, rede e inclusão, o que coloca no centro de discussão a Educação Permanente em Saúde.

Objetivo Geral

Qualificar os profissionais de saúde inseridos em diferentes níveis da rede de atenção à pessoa com deficiência no Sistema Único de Saúde (RAS/SUS) para identificação de dispositivos e mobilização de estratégias de informação, comunicação e cuidado com vistas a potencializar o acesso à saúde integral. 

Objetivos Específicos

  • Identificar e discutir as políticas públicas que orientam o acesso à atenção integral à saúde da pessoa com deficiência;
  • Discutir e construir o papel dos trabalhadores da saúde para o cuidado a pessoa com deficiência, conforme especificidade de cada território, qualificando o olhar e a escuta para esse público que por falta de acesso à informação, comunicação e atenção à saúde, fica à margem do sistema;
  • Propiciar a compreensão dos contextos e conteúdos tecidos e incorporados nas tecnologias no campo da saúde na temática do Curso;
  • Favorecer a superação de problemas gerenciais, organizacionais e operacionais no tema e na perspectiva intersetorial.
     

Onde estamos

Campus Expansão da Fiocruz
Avenida Brasil, 4036 – sala 210
Manguinhos – Rio de Janeiro/ RJ
(+55 21) 3882-9037
(+55 21) 3882 9063 (+55 21) 3882 9033
gestaoacademica@icict.fiocruz.br

Plataformas de Acesso

Assuntos relacionados

Comunicação e saúde

Para profissionais que atuam nos campos da comunicação e da saúde

Informação científica e tecnológica em saúde

Para profissionais que atuam no campo da informação e saúde

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS