COC e Icict oferecem minicurso História, Ambiente e Conhecimento no Antropoceno

por
Comunicação COC
,
22/04/2019

Com o objetivo de apresentar e discutir as principais implicações do conceito de Antropoceno nas ciências humanas e sociais, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) oferecerão o minicurso História, Ambiente e Conhecimento no Antropoceno, entre os dias 14 e 17 de maio.

Além de 40 vagas presenciais para as aulas no Rio de Janeiro, também serão disponibilizadas 40 vagas para participantes online por vídeo conferência. O minicurso é gratuito, tem carga horária de 32 horas e as inscrições devem ser realizadas no Campus Virtual da Fiocruz entre 11 de abril e 6 de maio. Clique aqui para a inscrição presencial e aqui para a inscrição online.

Popularizado pelo Nobel de Química Paul Crutzen em 2000, o conceito de Antropoceno vem suscitando amplos debates e controvérsias em vários campos do conhecimento. Associado à profunda crise ambiental contemporânea, convida à superação das fronteiras disciplinares como modo de dar conta dos complexos problemas que ameaçam a espécie humana e demais espécies que vivem no planeta. 

A coordenação do minicurso é de André Felipe Cândido da Silva (COC/Fiocruz), Magali Romero Sá (COC/Fiocruz), Juliana Manzoni (COC/Fiocruz) e Carlos Estellita-Lins (Icict/Fiocruz). As aulas serão realizadas entre 9h e 16h30, no Salão de Conferência do Centro de Documentação e História da Saúde (CDHS), em Manguinhos (RJ).

Destinado a pesquisadores e alunos de pós-graduação interessados em se familiarizar com as discussões que acompanham a ideia do Antropoceno, o minicurso contará com a participação dos professores José Augusto Pádua (UFRJ), Jó Klanovicz (Unicentro), Maria Paula Diogo (Universidade Nova de Lisboa), Thiago Mota Cardoso (UFBA), Carlos Machado de Freitas (Ensp/Fiocruz), Felipe Sussekind (PUC-Rio) e Deborah Danowski (PUC-Rio).

Minicurso História, Ambiente e Conhecimento no Antropoceno

Data: 14 a 17 de maio

Horário: 9h às 16h30

Local: Salão de Conferência – Prédio CDHS

Endereço: Av. Brasil, 4365 – Manguinhos (Rio de Janeiro-RJ)

Vagas: 40 presenciais e 40 online

Inscrições: 11 de abril a 6 de maio

Inscrição para participação presencial - https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/conhecimentonoantropocenoPRESENCIAL?is_admin=true

Inscrição para participação online - https://campusvirtual.fiocruz.br/gestordecursos/hotsite/conhecimentonoantropocenoEAD/formulario

Comentários

Senhores e Senhoras, Gostaria muito de participar do curso. Desde já agradeço.

Olá Sônia, À direita, por gentileza, acesse à direita da matéria a seção "Para saber mais"; lá você encontrará os links para realizar a sua inscrição. Att. Assessoria de Comunicação - Ascom/Icict/Fiocruz

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS