Roda de conversa debate papel da fotografia na luta por direitos humanos

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
08/05/2019

Trabalhador rural sorri exibindo carteira de trabalho

A vida nas favelas e periferias. A seca no semiárido. O cotidiano de quilombolas, pescadores, caranguejeiros e quebradeiras de coco. Flagrantes de trabalho escravo e infantil. Em quase 50 anos de trajetória, o fotodocumentarista João Roberto Ripper buscou retratar histórias em geral esquecidas, lançando luz às lutas dos movimentos sociais e à injustiça - mas também à beleza - a marcar a população brasileira. No dia 16 de maio (quinta-feira), às 13h30, ele estará no Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos, na Fiocruz, para abrir a Roda de Conversa Fotografia e Direitos Humanos.

O fotógrafo vai apresentar algumas das imagens que selecionou, dentre as centenas de milhares que compõem seu acervo. As projeções serão o mote para um debate sobre a interseção entre a fotografia e o campo dos direitos humanos. Além de Ripper, estarão presentes fotógrafos que participaram da Mostra Fotográfica 70 Anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, aberta ao público entre novembro e dezembro de 2018, no saguão da Biblioteca de Manguinhos.   

Na ocasião, Ripper também vai apresentar à comunidade Fiocruz seu projeto Bem Querer o Brasil, que busca recuperar e disponibilizar seu acervo digital. Este material será doado para a Fundação Biblioteca Nacional para conservação a longo prazo e será disponibilizado para o público para consulta e pesquisa no site do fotógrafo. Cópias deste acervo também serão enviadas para entidades e instituições para auxiliar em suas lutas e reforçar suas políticas de memória. 

Como a fotografia pode ser uma ferramenta no combate às desigualdades? Como articular arte e denúncia? Como, por meio da imagem, dar voz a parcelas em geral marginalizadas da população? Quais os desafios éticos no cotidiano de fotógrafos que buscam retratar a realidade brasileira? A partir da experiência de Ripper e dos demais fotógrafos reunidos na roda de conversa, o público será convidado a se debruçar sobre questões como essas. 

Roda de Conversa Fotografia e Direitos Humanos

Com o fotógrafo João Roberto Ripper
Dia 16 de maio (quinta-feira), às 13h30
Salão de Leitura da Biblioteca de Manguinhos (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro (RJ)
Inscrições: eventos.icict.fiocruz.br (certificados de participação serão emitidos mediante cadastro no site)

 

Crédito 

Fotografia:  João Roberto Ripper

Comentários

Cadastramento para a Roda de Conversa Fotografia e Direitos Humanos

Oi Mauricio. Você pode fazer a sua inscrição nesse link: eventos.icict.fiocruz.br. Att

O evento é destinado apenas para funcionários da Fiocruz? Fui fazer a inscrição no site e os campos pra preencher são para funcionários.

Oi Giovana. A roda de conversa é aberta a todas e todos, não é apenas para funcionários da Fiocruz não. Você deve ter imaginado isso porque em nosso formulário há campos como "instituição" e "cargo", certo? Pedimos essas informações apenas para conhecer melhor o público de nossos eventos. Mas você pode optar por não preenchê-los. E, no campo "unidade", repare que há a opção "Outras unidades da Fiocruz/ Outras instituições", que é a que você deve selecionar. Qualquer dúvida pode nos acionar novamente, certo?

Gostaria de saber se o evento será transmitido para outras unidades da Fiocruz.

Olá, Tânia, muito obrigado pelo seu comentário e interesse. Desta vez não faremos transmissão, mas nossos jornalistas vão cobrir a roda de conversa. Assim, você e outros interessados poderão ter acesso ao debate, na matéria que será publicada aqui mesmo, no site do Icict, e em nossas redes sociais. Estamos à disposição para qualquer outra dúvida. Att

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Declaração Universal: a importância de se defender a agenda de direitos humanos

Seminário e abertura de exposição no Icict destacam os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS