Centro de Estudos do Icict inicia temporada 2021 com seminário sobre análise espaço-tempo e demografia da Covid-19

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
13/05/2021

O Centro de Estudos do Icict inicia nesta sexta-feira, 21/5, a sua temporada de atividades para o ciclo 2021. É o segundo ano que, devido às restrições impostas pela pandemia de Covid-19, os seminários serão apresentados online, por meio do canal da VideoSaúde Distribuidora.

Esta atividade também marca a estreia da nova coordenação do Centro de Estudos, sob responsabilidade dos pesquisadores Raquel De Boni, do Laboratório de Informação em Saúde (LIS), e Márcio Sacramento, do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (LICTS).

O seminário de abertura traz como tema Covid-19 no Brasil: análise espaço-tempo e demografia, com apresentação da palestrante Márcia Caldas de Castro, pesquisadora da Escola de Saúde Pública de Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

"A Dra. Castro e seus colaboradores publicaram recentemente vários artigos científicos avaliando a situação da pandemia COVID- 19 no Brasil, inclusive nas prestigiosas revistas Science e The Lancet Global Health", informa a Dra. De Boni, da coordenação do Centro de Estudos.

De acordo com os coordenadores, o objetivo do encontro será abrir espaço para discussão da situação atual e perspectivas da pandemia em nosso país. "Além disso, o tema ressalta a importância da obtenção e divulgação de dados confiáveis para a Saúde Pública", complementa Sacramento.

A sessão terá como debatedor Christovam Barcellos, sanitarista do Icict/Fiocruz e pesquisador atuante no painel MonitoraCovid-19, que vem publicando informações e análises desde o início da pandemia. 

Espaço de interlocução

O atual ciclo de seminários do Centro de Estudos do Icict tem como objetivo o incentivo, a promoção e a divulgação de estudos e pesquisas sobre temas atuais voltados para a informação e a comunicação científica e tecnológica em saúde. 

"Nesse sentido, planeja constituir-se como um espaço de interlocução entre a comunidade científica deste Instituto com as demais comunidades científicas do Brasil e oriundas de outros países, tornando-se referência aos estudos desenvolvidos na área e compreendendo interesses dos mais diversos campos do saber", definem os atuais coordenadores.

O seminário será transmitido pelo Canal da VideoSaúde no Youtube, em 21/5, a partir das 14h. É possível ativar o lembrete para o início da atividade. Os eventos online do Icict são abertos a todo o público, sem necessidade de inscrição prévia. Não serão emitidos certificados de participação.

Comentários

lembrete do seminário

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Vídeo em destaque

Assuntos relacionados

MonitoraCovid-19 tem novo site, mais amigável para os internautas

Com atualização diária, sistema tornou-se referência no monitoramento da epidemia no Brasil

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS