">
Os principais momentos e discussões da 1ª Conferência Nacional Livre de Comunicação em Saúde, realizada em Brasília nos dias 18, 19 e 20 de abril, podem ser conferidos na cobertura do programa "Em Pauta na Saúde", disponibilizada na última semana pelo Canal Saúde.
O programa traz reportagens de Ellen Paes sobre a primeira conferência temática de comunicação realizada pelo controle social do sistema de saúde brasileiro e aborda temas como a revisão da Carta pelos Direitos dos Usuários do SUS, proposta pelo Conselho Nacional de Saúde e também sobre o direito à informação e à comunicação, e a democratização da mídia, além do papel das redes sociais para a consolidação do Sistema Único de Saúde.
No vídeo, a partir dos minutos 5:50, o programa traz uma entrevista com o pesquisador do Icict Rodrigo Murtinho. "A comunicação e a informação estão no centro da disputa de poder, então a efetivação de qualquer direito passa pela reforma do sistema de mídias", defende o pesquisador, apontando a necessidade de mais espaços representativos da diversidade social e cultural brasileira e também a presença de atores públicos no debate sobre as comunicações.
Além disso, foram entrevistados os jornalistas Rogério Lannes, da Revista Radis, Cynara Menezes, do blog Socialista Morena, e Adriane Cruz, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), e outros profissionais de comunicação e representantes de movimentos sociais. O Programa "Em Pauta Na Saúde" é exibido pelo Canal Saúde todas as segundas-feiras, às 13h, 16h30 e 19h45, com reprises, e também pela internet.
O Canal também disponibilizou dois episódios do programa 'Bate-Papo na Saúde', gravados durante a Conferência.
Rodrigo Murtinho, do Icict, concede entrevista a Ellen Paes, do Canal Saúde. Foto: André Bezerra - Icict/Fiocruz.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar