Comunidade virtual sobre pessoas disléxicas é tema de defesa de mestrado do PPGICS, dia 30/6

por
Assessoria de Comunicação do Icict Fiocruz
,
25/06/2021

Com a orientação de André Pereira Neto, a aluna do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), do Icict, Gisela Faria, irá defender a sua dissertação de mestrado "Desviando da Norma: experiências de diversidade e normatização em uma comunidade virtual sobre dislexia", na qual analisa as postagens de "influencidadores digitais" da a comunidade virtual “amigosedislexia.com”. 

A defesa será realizada na quarta-eira, 30/6, às 14h. Saiba mais detalhes, lendo o resumo da defesa abaixo: 

Defesa de Dissertação de Mestrado

Título: Desviando da Norma: experiências de diversidade e normatização em uma comunidade virtual sobre dislexia     

Aluna: Gisela Alves Paulo Faria

Orientador: André Faria Pereira Neto (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)

Banca:

Titulares
Dr. Igor Pinto Sacramento- PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
Drª Vera Cecília Frossard - PPGSP/ENSP/FIOCRUZ

Suplentes
Dr. Wilson Couto Borges- PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
Drª Leticia Teresa Barbosa da Silva – ENSP/FIOCRUZ

Data: 30/6/2021 - Quarta-feira | Horário: 14h

Sala Virtual: https://zoom.us/j/94127623329?pwd=QjJaNi9qWHY5UTQ1NU5sbmcrT3Ywdz09Senha: 494095

Resumo: A biomedicina tem se ocupado cada vez mais das questões da vida humana que não eram vistas como problema de saúde até então. Nesse processo, dificuldades relacionadas com a aprendizagem e com o domínio das normas da linguagem passaram a ser classificados como “dislexia” pela biomedicina. Nos dias de hoje as pessoas têm buscado cada vez mais espaços on-line para procurar informações e se conectar com outros indivíduos que compartilham da mesma condição de saúde ou doença. 

O objetivo da presente dissertação é analisar a experiência de sujeitos denominados como disléxicos ou que se aproximam desse diagnóstico que frequentam a comunidade virtual “amigosedislexia.com”. 

Discutimos nessa dissertação em que medida a experiência com a dislexia, vivenciada nesse ambiente virtual, pode estar ou não ancorada na construção de uma “biosociabilidade", isto é, em uma sociabilidade orientada a partir de critérios de saúde. Metodologicamente, esse trabalho baseou-se na abordagem qualitativa. Foi realizado um estudo exploratório utilizando uma análise de conteúdo temática. Foram classificadas e analisadas as postagens dos “influenciadores digitais”. 

Esta pesquisa permitiu identificar quatro perfis de comunicação presentes na comunidade virtual analisada, a saber: o acolhedor, poster cidadão, clínico/especialista e alteridade. Os “influenciadores digitais” atuaram na circulação das informações, construíram novos significados e negociaram com os saberes biomédicos e educacionais a partir das suas experiências e dificuldades de aprendizagem. Para eles, o consumo do saber biomédico representou um meio de lidar e buscar respostas para suas dificuldades. Foi possível observar que os “influenciadores digitais” desconsideravam a denominação de “doença” para dislexia, preferindo utilizar o termo “transtorno” e a ideia da “diferença”. Tal fato não exclui a força medicalizante das postagens nesse ambiente virtual. 

Essa dissertação visou contribuir com o debate acadêmico sobre esse tema, sem pretender fechar debates ou esgotar outras possibilidades de análise e discussão.

 

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