Defesa aborda aspectos socioambientais como determinantes de saúde dia 31/05

por
Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz
,
21/05/2019

A cidade industrial de Volta Redonda é objeto de pesquisa da defesa de dissertação de mestrado de Jefferson Campos, aluno de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde - PPGICS, que acontece na sexta-feira, 31/05.

Orientado por Carlos Saldanha, pesquisador do Laboratório de Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Licts)/Icict e professor do PPGICS, o aluno levanta os aspectos epistemológicos relacionados às pesquisas de Sociologia, "com viés ambiental e de saúde pública, considerando contextos empíricos de cidades industriais", em especial, Volta Redonda onde está situada à Companhia Siderúrgia Nacional (CSN).

O aluno selecionou as bases de dados a partir dos óbitos relacionados aos agravos do sistema respiratório e disponibilidade de dados sobre presença material particulado na atmosfera.
Leia abaixo mais dados sobre o trabalho de pesquisa feito por Jefferson Campos e informações sobre a defesa de mestrado.

Defesa de Dissertação de Mestrado

Aluno: Jefferson de Matos Campos

Título: Uma questão de Saúde Pública: aspectos socioambientais como determinantes de saúde

Orientador: Dr. Carlos José Saldanha Machado (PPGICS/ICICT/FIOCRUZ)

Banca:

Titulares:

  • Dr. Christovam de Castro Barcellos Neto – PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
  • Drª Simone Santos Oliveira- PPGSP/ENSP/FIOCRUZ

Suplentes:

  • Drª Rosany Bochner– PPGICS/ICICT/FIOCRUZ
  • Drª Lidiane dos Santos Carvalho- PPGB/UNIRIO

Data: 31/05/2019, sexta-feira

Horário: 13h30min

Local: Sala 401, do Prédio da Expansão do Campus

Resumo: O presente trabalho busca explorar o atual cenário da pesquisa brasileira em Ambiente e Sociedade, particularmente no que concerne uma compreensão abrangente dos agravos à saúde. Parte-se de uma perspectiva que compreende os aspectos sociais e ambientais como intrínsecos das condições de saúde. São discutidos aspectos epistemológicos relacionados as pesquisas do campo da Sociologia, com viés ambiental e de saúde pública, considerando contextos empíricos de cidades industriais, neste caso a cidade de Volta Redonda marcada pela presença da Companhia Siderúrgica Nacional. Para tanto, apresenta-se um conjunto de materiais descritivos quanto as produções acadêmicas no campo Ambiente e Sociedade e de bases de dados da área de saúde. 
As produções acadêmicas selecionadas foram obtidas a partir de levantamentos realizados utilizando os trabalhos apresentados aos Encontros Nacionais da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade, entre 2002 e 2015; e textos publicados na revista Ambiente e Sociedade, de 1999 a 2018. 
As bases de dados selecionadas, segundo critério de representatividade de casos desfecho – óbitos – relacionados a agravos do sistema respiratório e disponibilidade de dados sobre presença de material particulado na atmosfera, foram o Sistema de Informação sobre Mortalidade e o Observatório Nacional de Clima e Saúde.
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS