">
Tema: O desafio de construir uma sociedade anticapacitista é tema do 18º Ecoar - Diálogos de Cidadania
Evento ao vivo no YouTube aborda estratégias para combater o Capacitismo e destaca o papel do SISDEF na construção de políticas públicas
RESUMO:
O Ecoar - Diálogos de Cidadania é conhecido por abordar questões cruciais para a sociedade e, neste episódio, não será diferente. "Como construir uma sociedade anticapacitista?" é o tema do programa do dia 13 de setembro (quarta-feira), às 14h, que promete uma discussão sobre a construção de uma sociedade mais inclusiva e justa.
Além da presença garantida do comunicador Tuca Munhoz, teremos a participação de duas convidadas: a nutricionista Catarina Oliveira, embaixadora da Associação Salvador e formadora na empresa AccessLab, bem como criadora do projeto no Instagram @especierarasobrerodas, que conta com mais de 43.000 seguidores; e a assistente social Fábia Halana Pita, que, além de atuar na Prefeitura Municipal de João Pessoa, é membro do coletivo Serviço Social Anticapacitista e idealizadora do perfil @nossolugarpcd.
O apresentador e as convidadas irão explorar a manifestação do capacitismo nos diferentes aspectos – nas relações sociais e na falta de acessibilidade, por exemplo –, o enfrentamento deste pelas pessoas com deficiência e como aqueles sem deficiência, podem se tornar aliados nessa luta.
O debate, que é tema do segundo eixo do novo Plano Viver sem Limite, tem como objetivo valorizar e respeitar as pessoas com deficiência, em oposição ao histórico apagamento e silenciamento desse grupo de pessoas.
Além disso, o programa dará destaque ao Sistema Nacional de Informações sobre Deficiência (SISDEF), uma plataforma de dados que desempenha um papel fundamental na formulação de políticas públicas, na condução de pesquisas e no empoderamento da população por meio da informação. A informação pode ser uma ferramenta poderosa para combater o capacitismo. O SISDEF oferece informações essenciais para o planejamento, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas sobre acessibilidade.
Junte-se a essa importante discussão e ajude a construir um mundo mais inclusivo e justo para todos!
Assista em:
Link: https://bit.ly/ecoar-episodio18
Projeto ECOAR - Diálogos de Cidadania
O Ecoar - Diálogos de Cidadania é um projeto cultural-informativo do Núcleo de Informações, Políticas Públicas e Inclusão Social (NIPPIS/Fiocruz&UNIFASE) produzido por Cristina Rabelais, Tuca Munhoz e Daniele Novaes, que busca reverberar informações sobre direitos humanos e cidadania.
Apoiado pelo Sistema Nacional de Informação sobre Deficiência (SISDEF), o Ecoar faz parte da estratégia de divulgação de informações e tradução do conhecimento para a implementação de políticas públicas e empoderamento da população, com foco no segmento de pessoas com deficiência e em temáticas de inclusão social.
Os interessados podem entrar em contato com a equipe de comunicação do NIPPIS por meio do e-mail: nippis@icict.fiocruz.br.
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.