Gestores e técnicos de saúde realizam curso sobre sistema de saúde

por
Graça Portela
,
01/12/2017

Durante uma semana (de 27 de novembro a 1º de dezembro), profissionais – gestores e técnicos de saúde – de diferentes instituições conheceram, debateram e aprofundaram os seus conhecimentos sobre o Sistema de Saúde brasileiro, por meio do curso de atualização em “Monitoramento e Avaliação do Sistema de Saúde, segundo a metodologia do PROADESS (Projeto de Avaliação do Desempenho do Sistema de Saúde)” oferecido pelo Icict.

O curso teve por objetivo apresentar a discussão sobre a avaliação do desempenho dos sistemas de saúde, discutindo as potencialidades e limitações do sistema. A turma foi composta por profissionais do Núcleo Estadual do Rio de Janeiro (Nerj) do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), da Secretaria de Saúde do Estado do Rio de Janeiro; de secretarias municipais de Campos dos Goytacazes (RJ), Miracema(RJ), Paraty(RJ), Lagoa da Pedra (MA); da Coordenação-Geral de Planejamento Estratégico (Cogeplan) e do Centro de Saúde Escola da ENSP, ambos da Fiocruz.

Segundo o pesquisador Ricardo Dantas, coordenador do curso juntamente com Josué Laguardia, a importância da iniciativa se dá, principalmente, por propiciar “o diálogo com gestores e técnicos sobre os sistemas de informação e os indicadores do PROADESS”. Dantas afirma que além do retorno dos usuários sobre o sistema , “esse diálogo tem o potencial de ampliar a disseminação da metodologia PROADESS, o conhecimento das potencialidades e limitações do sistema e dos indicadores, além de permitir acessar questões da realidade cotidiana dos serviços de saúde, difíceis de ser captadas de outras formas”.

A expectativa dos coordenadores é que o sistema “sirva aos alunos como uma ferramenta para o planejamento e gestão das políticas de saúde, especialmente frente ao processo de regionalização em saúde”. Como o PROADESS é um sistema dinâmico e em atualização constante, o curso também permite aos coordenadores “discutir com os gestores sobre a relevância e ampliação do rol de indicadores de avaliação de desempenho dos sistemas e serviços de saúde que compõem a plataforma”, explica Ricardo Dantas.

Indicadores municipais

Uma das principais demandas dos alunos – em especial os que atuam em secretarias municipais – é a produção e disponibilização de indicadores para estas unidades espaciais. Sugestão esta que já vem sendo avaliada pela equipe do PROADESS, como explica Ricardo Dantas: “já vínhamos pensando nisso, mas o diálogo com técnicos e gestores demonstrou ser importante para o trabalho cotidiano deles”. A implementação desses indicadores depende da avaliação pela equipe do projeto  de questões técnicas, como as possibilidades de cálculo..

Para os interessados que não puderam participar desta turma, Dantas informa que ”há perspectivas de fazer outras edições do curso nos próximos anos, e seria interessante inclusive realizá-lo em outros locais do Brasil. Até por isso, a atividade final do curso envolveu também uma avaliação do mesmo, quanto à dinâmica, o conteúdo, etc...”. Quanto à possibilidade do curso de Monitoramento e Avaliação do Sistema de Saúde ser em formato EAD – educação à distância – o coordenador descarta no momento essa possibilidade, “pois o curso é composto de exercícios práticos diretamente na plataforma do PROADESS, com o acompanhamento da equipe técnica do Projeto e isto implicaria em mudanças no formato”, finaliza.

O curso oferecido pelo Icict tem carga horária de 30 horas e foi ministrado pelos pesquisadores do Laboratório de Informação e Saúde (LIS), do Icict, Francisco Viacava, Josué Laguardia, Ricardo Dantas, Carolina Carvalho, Diego Xavier, além de Elenice Cunha, da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) e Mônica Martins, da Escola Nacional de Sáude Pública – Ensp, ambas da Fiocruz.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Aprovados para curso de Monitoramento e Avaliação do Sistema de Saúde

Os candidatos selecionados têm entre os dias 13 e 17/11 para realizar as suas matrículas. Aulas começam dia 27/11

Prorrogadas inscrições para curso de atualização de avaliação do sistema de saúde com a metodologia PROADESS

Novo prazo para inscrições e envio de documentação pessoal é 18 de outubro, na Gestão Acadêmica do Icict

Lançada atualização em Monitoramento e Avaliação do Sistema de Saúde

Curso com carga horária de 20 horas, tem 20 vagas para profissionais de nível superior do MS e secretarias de Saúde

Desempenho do sistema de Saúde em debate no Icict dia 31/10

Seminário sobre o Proadess tem entrada franca e abordará o desempenho do sistema nas regiões de Saúde. Entrada franca

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.