Icict lança nova edição da Reciis

por
Rafael Vinicius
,
29/09/2009

A nova edição da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis), do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), já está disponível para consulta na Internet. O terceiro número de 2009 da Reciis apresenta textos em português e inglês, disponíveis em acesso livre. Informação, conhecimentos e saberes: acesso e usos é o tema da nova edição. A pesquisadora do Icict, Regina Marteleto, e a pesquisadora da Université Paul Sabatier Touluse III, Vivivane Couzinet, assinam a edição deste número temático. Os trabalhos selecionados para compor esse número se inscrevem no campo das ciências da informação em diálogo interdisciplinar, interinstitucional e internacional com as ciências sociais, da comunicação e da saúde.

Boa parte dos estudos foram apresentados no I Colóquio Mediações e Usos de Saberes e Informação: um diálogo França-Brasil, realizado no Rio de Janeiro, em novembro de 2008, pela Rede Franco-Brasileira de Pesquisadores em Mediações e Usos Sociais de Saberes e Informação (Rede Mussi), com o apoio do Icict e a participação de pesquisadores de diversas universidades e centros de pesquisa do Brasil e da França.

Entre os artigos originais, destacam-se Jovens, violência e saúde: construção de informações nos processos de mediação e apropriação de conhecimentos, de Regina Marteleto, Contextos, mediações e produção de sentidos: uma abordagem conceitual e metodológica em comunicação e saúde, de Inesita Soares de Araújo, e Os jovens e os discursos sobre Aids: da centralidade dos contextos para a apropriação de sentidos, de Janine Cardoso e Kátia Lerner; todas pesquisadoras do Icict.

O terceiro número de 2009 da revista ainda apresenta as pesquisas em andamento Informação não-científica sobre a ciência na dinâmica da informação e da memória, de Carmen Irene de Oliveira, e A transdisciplinaridade na universidade: o discurso e a prática, de Aleixina Maria Lopes, entre outros destaques.

A Reciis é uma revista pluralista, bilíngüe e não-doutrinária que publica produtos do trabalho científico voltados para a compreensão da dinâmica da arena da saúde nas diversas sociedades contemporâneas e suas relações com as áreas da informação e comunicação. A submissão de trabalhos científicos para a próxima edição da revista eletrônica já está aberta e as orientações gerais para os autores estão disponíveis na seção Sobre a Revista, no site da Reciis. A revista aceita artigos originais e de pesquisas em andamento, resenhas de livros e vídeos, entre outras modalidades.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Icict disponibiliza on-line primeiro número de 2014 da Reciis

Revista traz artigos, revisões e resenha que abordam desde a análise de redes sociais até uma homenagem ao cineasta Eduardo Coutinho

Reciis celebra sete anos abordando “Acesso Livre e Repositórios Institucionais”

Revista eletrônica conta com editoria binacional e traz especialistas brasileiros e portugueses

Reciis avalia entraves à democratização da comunicação no Brasil

Promover a reflexão sobre as políticas nacionais de comunicação e a troca de experiências, a fim de subsidiar a formulação de ações neste campo, foram os pontos focais do debate "Políticas de comunicação, democracia e cidadania".

Reciis aborda relação entre atores do sistema de saúde brasileiro

O primeiro número de 2012 traz artigos que dialogam entre si porque retiram sua força de temas, metodologias e estudos bastante atuais

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

Logo acesso Aberto 10 anos logo todo somos SUS