Icict presente na 8ª Conferência Latinoamericana e Caribenha de Ciências Sociais

por
Graça Portela
,
14/11/2018

Será realizada entre os dias 19 e 23 de novembro, em Buenos Aires (Argentina), a 8ª Conferência Latinoamericana e Caribenha de Ciências Sociais, o maior evento sobre o tema das três Américas. O tema deste ano é "As lutas por igualdade, a justiça social e a democracia em um mundo turbulento". A Conferência será precedida da 26ª Assembleia Geral da Clacso (dias 17 e 18/11). 

Do Icict, irão o diretor do Instituto, Rodrigo Murtinho, Inesita Soares de Araujo, pesquisadora do Laboratório de Comunicação e Saúde (Laces) e professora do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS), o coordenador da pós-graduação do Icict, Wilson Borges e o pesquisador do Laboratório de Informação e Saúde (LIS) e professor do PPGICS, José Noronha.

Dentre as personalidades que estarão presentes o Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, a presidente da  Asociación Abuelas de Plaza de Mayo, Estela de Carlotto, a subdiretora geral de Ciências Sociais e Humanas da Unesco, Nada Al-Nashif, o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, dentre outros. Também estarão lá grandes intelectuais do pensamento crítico mundial, como Boaventura de Sousa Santos (Universidade de Coimbra, Portugual), Rita Segato (Universidade de Brasilia, Brasil), Saskia Sassen (New York University, Estados Unidos), Elías Sanbar (escritor e embaixador palestino na Unesco), Göran Therborn (Cambridge University, Reino Unido), e Ignacio Ramonet (jornalista fundador de periódico Le Monde Diplomatique, França) e Sonia Fleury (pesquisadora do Centro de Estudos Estratégicos – CEE, da Fiocruz).

A Conferência #CLACSO2018 será também o 1º Fórum Mundial do Pensamento Crítico, "um espaço amplo, plural e aberto, no qual serão expressas as contribuições e intervenções de líderes mundiais que representam e expressam os ideais de luta por sociedades mais justas e igualitárias, intelectuais progressistas, dos mais diversos campos teóricos e disciplinadores, ativistas e dirigentes de movimentos sociais e populares, organizações de estudantes, redes e grupos de jovens que atuam na construção, promoção e defesa da democracia, na comunicação alternativa e na mobilização cidadã, organismos de direitos humanos, de luta pelos direitos à educação e escola pública, movimentos e organizações feministas, antirracistas, anti-imperialistas, decoloniais e ecologistas, assim como docentes, pesquisadores (as) e estudantes de todos os campos do conhecimento, especialmente das ciências sociais e humanidades."

Durante a Assembleia, será eleito o novo secretário executivo do órgão, no lugar do argentino Pablo Gentili, atual gestor. Os pesquisadores que concorrem ao cargo são Alejandro Grimson, da Universidad Naiconal de San Martin (Argentina), Karina Batthyany, da Universidad de la Republica (Uruguai), e Luis Bonilla-Molina, do Instituto de Educación Superior para America Latina y el Caribe (Unesco, Venezuela).

Com representação em 51 países, a Clacso possui 654 instituições associadas, que representam mais de 25 mil cientistas sociais da América Latina e Caribe.
 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS