No Dia Mundial da Saúde violência contra a mulher e a criança vira tema de debate

por
Ascom
,
01/12/2005

43% das brasileiras relatam terem sofrido pelo menos um episódio de violência. 30% das crianças, no país, sofrem agressões de parentes. 16% das mulheres já apanharam de seus parceiros. Esses números foram retirados de uma pesquisa nacional e citados, no Dia Mundial da Saúde, durante a palestra Violência: uma questão da saúde materno-infantil. O debate girou em torno da formulação de medidas de segurança e saúde para mães e filhos. Isso porque a análise dos resultados indica que a violência doméstica não é mais uma questão privada, reservada aos arcabouços das famílias. Segundo a palestrante Bárbara Soares, “se quase a metade das brasileiras já sofreram por algum tipo de agressão, isso quer dizer que não estamos tratando de casos isolados e sim, de um problema de segurança e saúde pública”.

Outra palestrante, Cecília Minayo, atentou para o constrangimento dos agredidos como um grande entrave a formulação de medidas mais enérgicas a respeito do assunto. Na opinião dela, quando uma mulher deixa de denunciar o parceiro agressor, fica mais difícil quantificar a violência doméstica. Uma das medidas para contornar essa situação, foi a aprovação, desde 2002, da lei que exige o registro dos casos de agressão atendidos pelo sistema de saúde. Para Bárbara Soares, essa medida pode contribuir para consolidação de um sistema de informação criminais, cadastrado por gênero e raça, por exemplo. “Até hoje, o Brasil não conta com esse tipo de ferramenta que pode mudar, e muito, a situação da criança e da mulher, no país”, aponta Bárbara.

Após a palestra, houve a cerimônia de entrega da Medalha Fiocruz/Instituto Fernandes Figueira do Mérito em Saúde da Mulher e da Criança. Ilma Noronha, Diretora do CICT, participou da cerimônia, entregando a medalha ao Dr. Newton Potsch Magalhães - ex-diretor do IFF e atual presidente da UNIFOC.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Editora Fiocruz comemora o Dia Internacional da Mulher

Na semana de 4 a 8 de março, todos os títulos da Coleção Criança, Mulher e Saúde poderão ser adquiridos com 50% de desconto na Editora Fiocruz e na Abrasco Livros

Abertura do ano letivo discute informação C&T em saúde no dia das mulheres

Abertura do ano letivo discute informação C&T em saúde no dia das mulheres

Icict celebra o Dia Internacional da Mulher com várias atividades

Durante a semana, serão oferecidas sessões de cuidados com a pele, automaquiagem e corte de cabelo

Mulheres e crack: novo artigo reafirma as diferenças de gênero

Artigo de Neilane Bertoni foi feito a partir de pesquisa realizada com usuários de crack no Rio e em Salvador

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS