Pós-graduação e Coordenação do Projeto BVS mostram pesquisas

por
Luiza Silva
,
04/10/2007

Trabalhos de pesquisa de professores e alunos de cursos de pós-graduação e da equipe do Projeto BVS foram selecionados para o Seminário Internacional de Bibliotecas Digitais Brasil, realizado no final de setembro, em São Paulo. Uma apresentação oral e três pôsteres cobriram, respectivamente, os temas “Ambiente Virtual para apoio ao Ensino e à Pesquisa”, "Criação da coordenação de BVS: atribuições e perspectivas", “Construção de um espaço virtual para monitoramento de informação na sociedade de risco” e “A Internet para portadores de necessidades especiais - Acessibilidade no ambiente FIOCRUZ”.

Marcelo Rabaço (DCC) relatou as etapas do desenvolvimento e da implantação de um espaço virtual de apoio a atividades de ensino e pesquisa no Icict, originalmente seu projeto final no Curso Especialização em Informação Científica e Tecnológica em Saúde – ICTS/Icict, em 2005. O ambiente virtual evoluiu e, em março de 2006, foi disponibilizado como Portal de Ensino para toda a Fiocruz, permitindo gestão de cursos no Rio de Janeiro e em outros estados, interação entre docentes e discentes e acesso às publicações ligadas às atividades de ensino. De lá para cá, outras funções foram incorporadas ao sistema, que passou a ser chamado de “Comunidade Virtual Fiocruz”. Segundo Marcelo, ainda é possível agregar muitas outras funcionalidades: "O sistema é flexível e nossa perspectiva é de aperfeiçoamento contínuo”.

Marcelo integra também o time de autores responsáveis pelo pôster “Construção de um espaço virtual para monitoramento de informação na sociedade de risco”, junto com Michelle Nacif Antunes, Cícera Henriques e Cristina Guimarães. Através de um mecanismo robô, software que vasculha dados pela Internet, o sistema reconhece e recolhe informações sobre determinado assunto – no caso, a gripe aviária. Os autores usaram o Plano Brasileiro de Preparação para uma Pandemia de Influenza para identificar os atores e temas monitorados, bem como os usuários potenciais do sistema – começando pelos pesquisadores, profissionais de saúde e tomadores de decisão envolvidos diretamente com o próprio Plano.

“A Internet para portadores de necessidades especiais - Acessibilidade no ambiente FIOCRUZ”,  foi outro trabalho de Michelle, Cristina e Cícera, desta vez em parceria com Ricardo Chagas Speroto, aluno do Curso de ICTS em 2006 que apresentou o pôster no evento. O projeto analisou websites do Portal Fiocruz para propor e subsidiar a adoção gradual de uma política de acessibilidade. Para dar conta do volume de informações e variantes de conteúdo e de usuários, os autores apontaram três sítios como pilotos do estudo: Icict, Escola Nacional de Saúde Pública e Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio. As três unidades técnico-científicas foram escolhidas pela sua importância para a produção e divulgação de informação em saúde, e mantêm cursos abertos ao público, inclusive portadores de necessidades especiais.

"Criação da coordenação de BVS: atribuições e perspectivas" foi o pôster apresentado por Jussara Long, Coordenadora do Projeto BVS, Aline da Silva Alves, analista de sistemas, e Luciana Danielli Araújo, bibliotecária. Para as autoras, o Projeto BVS representa uma importante inovação do Icict para atendimento ampliado e facilitado aos usuários: todas as BVS temáticas e biográficas, o Portal de Teses em Saúde Pública, as Teses Fiocruz, acervos e coleções de revistas que seguem os modelos BIREME poderão ser acessados a partir de um único site, com busca integrada. “Muitas pessoas da área de informação ficaram entusiasmadas com o projeto e perguntaram detalhes do seu desenvolvimento” contou Luciana Danielli, responsável pela apresentação.

Na avaliação da bibliotecária, além de ser uma vitrine privilegiada para a apresentação da produção científica do instituto, o evento foi uma  oportunidade para trocar informações sobre Arquivos Abertos (Open Archives), novos protocolos de comunicação entre bases heterogêneas e conhecer tendências mundiais em bases de dados e segurança da informação.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Bibliotecas disponibilizam acesso a e-books e à base de dados

As bibliotecas de Ciências Biomédicas e de Saúde Pública estão com mais duas fontes para acesso direto de seus usuários

BVS e Rede de Bibliotecas da Fiocruz ampliam integração com as regionais

Eventos realizados entre os dias 2 e 6/12, no Icict, reuniram bibliotecários da Fiocruz e traçaram panorama de trabalho para 2014

Novos rumos para as BVSs e a Rede de Bibliotecas da Fiocruz

Programa de fomento para as Bibliotecas Virtuais em Saúde da Fiocruz foi lançado

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS