">
Arte: Vera Fernandes (Ascom/Icict/Fiocruz)
A dissertação “Ciência na televisão durante a pandemia de covid-19: análise da cobertura sobre as vacinas em Fantástico e Domingo Espetacular”, da aluna de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação em Saúde, Maíra Menezes Gondim, recebeu Menção Honrosa no Prêmio Compós de Teses e Dissertações Eduardo Peñuela – 2024.
Orientada por Janine Cardoso, Maíra buscou “analisar como os programas Fantástico (TV Globo) e Domingo Espetacular (Record TV), nas matérias veiculadas entre março de 2020 a agosto de 2021, construíram a ciência na cobertura sobre as vacinas da covid-19, considerando a acirrada disputa por sentidos num ambiente comunicacional marcado pelo intenso fluxo de informações, pluralidade enunciativa e polarização política”.
Maíra, que é jornalista do Instituto Oswaldo Cruz diz que recebeu a notícia com felicidade e surpresa: “Ser indicada pelo PPGICS para representar o programa no Prêmio Compós foi uma honra, principalmente considerando a alta qualidade e relevância das dissertações defendidas no curso.” Maíra também destacou o suporte que recebeu de sua orientadora. “Quero fazer um agradecimento especial à Janine Cardoso, pela orientação cuidadosa e sensível, por todo o apoio e parceria nesse período tão intenso que foi o mestrado”.
Cursar o mestrado durante o período pandêmico não foi fácil: “Pessoalmente, o mestrado foi um desafio, ainda mais durante a pandemia. Como jornalista no IOC, trabalho com divulgação científica. A pesquisa acadêmica foi uma experiência nova. Foi preciso muita dedicação e também o apoio de muitas pessoas para concluir essa jornada. É gratificante ver esse esforço reconhecido”.
Em sua dissertação de mestrado, ela discutiu “a construção de sentidos sobre a ciência na pandemia e os diversos desafios daquele período que permanecem colocados para o jornalismo, a ciência e a saúde pública”.
Ao todo, a Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Comunicação - Compós recebeu 46 dissertações de mestrado e 27 teses de doutorado reconhecidas como as melhores de seus programas para concorrerem ao prêmio que representa a excelência da produção científica na área da Comunicação.
O prêmio será entregue durante o 33º Encontro Anual da Compós, a ser realizado entre os dias 23 e 26 de julho, na UFF, em Niterói/RJ.
Foto: Maíra Gondim - Arquivo Pessoal
MELHOR TESE
“Somos autistas”: uma cartografia afetiva de enunciados de neurodivergentes no Instagram
Autoria: Igor Lucas Ries
Orientação: Angie Gomes Biondi
PPG: UTP
MENÇÃO HONROSA
Recepção de campanhas de prevenção ao suicídio entre jovens universitários
Autoria: Rômulo Oliveira Tondo
Orientação: Elisa Reinhardt Piedras
PPG: UFRGS
Coorientação: Pedro Magalhães
PPG: Psiquiatria UFRGS
MELHOR DISSERTAÇÃO
Experiência estética em ambiente de partilhas: interações de ouvintes e podcasters do AFETOS e Não Inviabilize
Autoria: Daniela Borges de Oliveira
Orientação: Laan Mendes de Barros
PPG: Unesp
MENÇÃO HONROSA
Ciência na televisão durante a pandemia de covid-19: análise da cobertura sobre as vacinas em Fantástico e Domingo Espetacular
Autoria: Maíra Margarida Troina Menezes Gondim
Orientação: Janine Miranda Cardoso
PPG: Fiocruz
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668
Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.
O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.
Comentar