Projeto das franquias VideoSaúde já está implantado em 14 municípios e tem tudo para deslanchar em 2005

por
Ascom
,
02/12/2005

A VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz, com cerca de 3.500 títulos depositados e 4.000 usuários cadastrados em todo o país, vem investindo pesado no projeto de implantação, consolidação, desenvolvimento e disseminação das Videotecas e das franquias VideoSaúde. Funcionam atualmente, com acervos completos ou temáticos, as videotecas da Biblioteca de Manguinhos, da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ambas no campus da Fiocruz, Rio de Janeiro), Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro, Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães da Fiocruz (Recife) e Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia.

Já no formato de franquia VideoSaúde, a videoteca da Escola de Saúde Pública Dr. Agrícola Paes e Barros (Mato Grosso) encabeça uma rede implantada já em 14 municípios. Estamos trabalhando ainda em projetos de instalação, seja no formato tradicional ou no de franquias, de videotecas no Colégio Pedro II (Rio de Janeiro), Secretaria Municipal de Saúde de Petrópolis (RJ), Secretaria Municipal de Saúde de Macaé (RJ), Centro de Pesquisa Gonçalo Moniz da Fiocruz (Salvador), Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane da Fiocruz (Manaus), Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte (Natal), Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia (Sobral, CE), Universidade do Pará (Belém) e Hospital Conceição (Porto Alegre).

O desenvolvimento do projeto de disseminação de videotecas-franquia cria um novo formato que permite aos usuários locar e reproduzir títulos em todas as regiões do país. Atualmente, os usuários, em qualquer estado, têm que encaminhar as suas solicitações para a nossa sede no Rio de Janeiro. A possibilidade de ter uma videoteca-franquia otimizará o atendimento, aproximando a VideoSaúde dos diferentes públicos e discursos que buscam mecanismos para se fazer ver e ouvir, muitas vezes na própria região. As videotecas-franquias terão condições melhores de produzir e incorporar novos títulos ao Banco de Recursos Audiovisuais em Saúde –BRAVS, constituindo assim a Rede de Informação entre Videotecas VideoSaúde. Dessa forma, na região onde estiver o usuário poderá decidir a qual videoteca solicitar o material videográfico necessário à sua atividade.

Na implantação do projeto Franquia-VideoSaúde e da Rede de Informação entre Videotecas VideoSaúde a expectativa é dar maior visibilidade aos trabalhos e vozes que circulam em pequenos grupos, reconhecer os produtos audiovisuais realizados fora dos grandes centros urbanos, facilitar a interiorização das atividades da VideoSaúde e otimizar o atendimento aos usuários.

Com registro patenteado no INPI e no Ministério da Cultura, a VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz é hoje um pólo de referência nacional para a reunião, análise, preservação e circulação de produções audiovisuais em saúde, bem como um importante instrumento de incentivo aos produtores, abrindo espaço para o conhecimento das suas criações através de programas em TVs universitárias e educativas, por meio das Mostras Nacionais de Vídeo em Saúde e da Rede de Videotecas VideoSaúde.

Atendendo a uma solicitação de vídeos em torno de 10.000 cópias por ano, a partir das produções depositadas em seu acervo, que são realizações de instituições públicas, empresas, organizações não-governamentais, produtoras e realizadores independentes, a VideoSaúde tem entre as suas modalidades de distribuição a reprodução, o empréstimo, a cessão de trechos e a exibição em programas de TV.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Comemoração da VideoSaúde Distribuidora é marcada por emoção

Evento reuniu trabalhadores, amigos e pesquisadores e contou com palestra e exposição sobre os 25 anos da VideoSaúde

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS