Reciis divulga chamada de trabalhos para dossiê sobre preservação digital

por
Roberto Abib (Reciis)
,
14/02/2020

A maioria dos documentos que produzimos hoje, como dados e resultados de pesquisas, é em formato digital. No entanto, ainda não temos a garantia se teremos acesso a esses arquivos daqui a 10 ou 20 anos. Partindo da necessidade de se discutir a preservação e o acesso à nossa memória informacional, a Reciis lança a chamada para o envio de artigos para o dossiê Preservação digital. O prazo para submissão vai até o dia 04 de maio e a publicação está prevista até o mês de setembro.

De acordo com uma das editoras convidadas, Andréa Gonçalves, o problema da preservação digital não é um problema tecnológico, embora seja algo que precise também de atenção, “porque eu posso ter toda a tecnologia disponível para preservar um acervo digital, mas isso não será suficiente se não houver políticas, programas e diretrizes estabelecidos que suportem a prática da preservação digital”.  

Preservação e saúde

A discussão sobre a preservação dos documentos digitais já existe nas áreas de arquivos, bibliotecas e museus, porém, Andréa Gonçalves observa que este assunto não tem sido uma preocupação em outros campos, principalmente, o da saúde, tendo em vista a produção de registros médicos em prontuários eletrônicos e dados de pesquisas clínicas em computadores ou em revistas apenas em formato digital. “É preciso trazer esse assunto à tona e avançar nas discussões sobre as políticas e práticas da preservação digital no Brasil e, especificamente, suas implicações para o campo da saúde”, enfatiza a editora convidada. 

A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis) é editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). É um periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Publica textos inéditos e em fluxo contínuo de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde, em português, inglês ou espanhol. O periódico privilegia a publicação de textos que se deem nas interfaces entre comunicação e saúde e entre informação e saúde, atendendo às principais temáticas de interesse da revista.

As informações para o envio de trabalhos estão disponíveis na chamada pública. Normas sobre a preparação do manuscrito www.reciis.icict.fiocruz.br. No caso de dúvidas, escreva para o e-mail: reciis@icict.fiocruz.br

Sobre os editores convidados 

Miguel Ángel Márdero Arellano

É doutor em Ciências da Informação da Universidade da Universidade de Brasília. Trabalha no Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT), coordena a Rede Brasileira de Preservação Digital Serviços CARINIANA e é editor pelo Brasil do repositório internacional E-LIS. É membro do Standing Committee of Preservation and Conservation da IFLA (2017-2021). 

Andréa Gonçalves 

É doutoranda em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ e em História, Política e Bens Culturais pelo CPDOC/Fundação Getúlio Vargas – RJ. Colabora com o ICICT/FIOCRUZ na elaboração do Plano de Preservação Digital da instituição. 

Luciana Danielli

É mestre em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ. É bibliotecária da Fundação Oswaldo Cruz, no setor da Seção de Informação do Centro de Tecnologia de Informação e Comunicação do ICICT. Coordena a Biblioteca Virtual em Saúde - FIOCRUZ.

Acesse à chamada pública ao lado.

 

Crédito

Imagem: Reciis

Acompanhe o Icict nas mídias sociais:

      

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

RECIIS - Chamada pública 'Preservação digital'

Editores convidados: Miguel Ángel Márdero Arellano, Luciana Danielli, Andréa Gonçalves | Prazo de submissão de artigo: até o dia 04 de maio de 2020 | Publicação: até setembro de 2020

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS