Reciis já tem DOI, identificador digital exigido pelo CNPq

por
Luiza Silva
,
09/10/2007

A Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde -  Reciis, periódico científico de acesso livre editado pelo Icict, já implantou o sistema Digital Object Identifier - DOI. DOI é uma numeração que permite identificar, localizar e recuperar conteúdos digitais - os "objetos" - através de redes de computadores. O sistema oferece identificação unívoca da propriedade intelectual de livros, artigos, periódicos e até imagens encontrados na Internet, associando a cada objeto seus dados básicos e sua origem. Sua aplicação mais freqüente é para publicações em periódicos e obras com propriedade intelectual protegida, muitas delas associadas a bibliotecas virtuais.

A novidade que a Reciis implanta desde seu primeiro número reflete uma tendência mundial adotada no meio acadêmico. No Brasil, um contrato de certificação digital para a Plataforma Lattes foi firmado entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a International DOI Foundation (IDF), entidade que promove o DOI como estrutura comum de gerenciamento de conteúdo e propriedade intelectual em meio digital.

Segundo a Assessoria de Comunicação do CNPq, o DOI garante maior confiabilidade à informação cadastrada e acesso integral ao artigo publicado pelos pesquisadores. Desde setembro, quando o sistema foi liberado ao público, basta que um pesquisador digite o número DOI de um artigo para que a base Lattes acesse a base IDF e preencha, automaticamente, o nome do primeiro autor, o título, o ano, o volume e outras informações da publicação. Um texto Reciis completo, por exemplo, já pode ser acessado diretamente a partir do link registrado em um currículo Lattes.
 
A "sintaxe DOI" é composta de um prefixo atribuído pela IDF, mais um sufixo determinado pelo responsável pela publicação do documento. O prefixo 10.3395, que identifica a Fiocruz junto à base IDF, seguido pelo nome Reciis e por informações como número da edição, suplemento, volume e idioma, torna cada texto da revista bilíngüe do Icict reconhecível pela bases que usam este mesmo sistema, prestigiado por editores científicos em todo o mundo.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Reciis celebra sete anos abordando “Acesso Livre e Repositórios Institucionais”

Revista eletrônica conta com editoria binacional e traz especialistas brasileiros e portugueses

Reciis lança edição já com novas diretrizes para autores

Edição trata de nanotecnologia, lei de biossegurança e traz a resenha do documentário “O veneno está na mesa II”, dentre outros assuntos

Aberta chamada pública de artigos para número temático da Reciis

"Educação permanente em saúde" é tema desta edição especial da revista eletrônica

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS