Saúde na tela: distribuidora da Fiocruz amplia parceria

por
Rafael Cavadas
,
19/06/2006

O projeto de divulgação da informação audiovisual em saúde da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz ganhou mais um parceiro. É a TV Floripa, que oferece aos moradores de Santa Catarina programas sobre saúde, cidadania e meio ambiente todas as segundas e sextas-feiras, a partir das 18h. Assim, os catarinenses se juntam aos matogrossenses, gaúchos, cariocas, mineiros, baianos, potiguares e amazonenses, que já têm acesso ao acervo da distribuidora.

Além da Tv Floripa, a Tv Assembléia, do Paraná; a Tv Câmara, de Angra dos Reis; a UTV, canal universitário do Rio de Janeiro, e a NBR, transmitida em todo o território nacional, também são parceiras da VideoSaúde Distribuidora da Fiocruz.

Atendendo cerca de 10 mil solicitações por ano, a VideoSaúde distribui,  reproduz, empresta e exibe material audiovisual em saúde em programas de TV. Os mais de quatro mil títulos do acervo são realizações próprias ou de instituições públicas, empresas, organizações não-governamentais e produtoras independentes.

Para viabilizar a distribuição desse material, a VideoSaúde, criada no Centro de Informação Científica e Tecnológica (CICT) da Fiocruz em 1992,  investe na implantação de uma rede de informação em videotecas descentralizadas. O projeto desenvolveu, na internet, um banco que armazena as produções audiovisuais em saúde. Assim, as instituições participantes podem montar seus acervos completos ou temáticos.

De acordo com Tânia Santos, coordenadora da VideoSaúde, esse formato permite que as videotecas façam empréstimos ou reproduções e que estejam interligadas, otimizando o atendimento e ampliando a circulação dos materiais videográficos produzidos no país. Ao todo, já são nove instituições envolvidas, atendendo cerca de 3.500 usuários cadastrados. 

Na videoteca da Escola de Saúde Pública Dr. Agrícola Paes e Barros (Mato Grosso), o trabalho começou há pouco mais de um ano. Hoje, a videoteca matogrossense encabeça uma rede de informação audiovisual implantada em 16 escritórios regionais espalhados pelo interior do estado.
 
- Hoje, a VideoSaúde é um pólo de referência nacional para a reunião, análise, preservação e circulação de produções audiovisuais em saúde, bem como um importante instrumento de incentivo aos produtores, abrindo espaço para o conhecimento das suas criações através  de programas em TVs universitárias e educativas, por meio das Mostras Nacionais de Vídeo em Saúde e da Rede de Videotecas VideoSaúde – afirma Tânia.

 

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS