Thomson Reuters ouve pesquisador do Icict sobre os efeitos do aumento de temperatura

por
Graça Portela
,
16/02/2017

A Thomson Reuters Foundation acaba de publicar em seu site uma matéria sobre o aumento de temperatura e seus efeitos em populações empobrecidas. Do Brasil, a Thomson ouviu dois pesquisadores: Christovam Barcellos, coordenador do Laboratório de Informação em Saúde (LIS), do Icict/Fiocruz e Andrews Lucena, professor associado da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

Na matéria, o coordenador do LIS explica que, no verão, quando a temperatura é de 32 graus Celsius na zona sul da cidade do Rio de Janeiro, no outro extremo - a região norte da cidade - sofre com elevações entre 3 e 4 graus Celsius a mais, o que causa impacto na saúde dos moradores da região, levando ao aumento de hipertensão, de doenças transmitidas por mosquitos, por exemplo.

Leia a matéria (em inglês) na íntegra, clicando na imagem abaixo.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Desastres climáticos extremos são tema de seminário

Evento ocorrerá no dia 7/05 e terá a participação de pesquisadores e profissionais estrangeiros e brasileiros

Especialistas discutem vulnerabilidades e mudanças climáticas

As ações intersetoriais previstas pelo governo brasileiro para reduzir a vulnerabilidade das populações frente às mudanças climáticas foram expostas na manhã desta quinta-feira (20/10), na mesa-redonda Saúde e equidade na economia verde

Estudo sobre o impacto das mudanças climáticas na ocorrência de doenças vetoriais como dengue e malária nos biomas brasileiros

Observar a distribuição espacial da população e sua dinâmica, os indicadores locais de pobreza e segregação sócio-espacial, a situação dos programas de monitoramento e controle, bem como a dinâmica dos elementos naturais dos ecossistemas urbanos e dos biomas em que estão inseridos são alguns dos componentes que permitirão descrever, medir e acompanhar a vulnerabilidade em saúde de grupos populacionais aos potenciais cenários climáticos futuros e preparar o setor saúde para o seu enfrentamento.

Mudanças climáticas aumentam casos de dengue no país

Cristovam Barcellos, coordenador do Observatório Clima e Saúde, faz o alerta em matéria do jornal Correio Braziliense

Laboratório de Informação em Saúde - LIS

Atua na geração e divulgação de informações para a formulação de políticas públicas e monitoramento do sistema de saúde, da situação de saúde da população brasileira e seus determinantes sociais e ambientais.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS