Treinamento em conservação de documentos

por
Ascom
,
05/12/2005

Dois representantes da Biblioteca do Ministério da Saúde, Edimilson Félix dos Santos e Cláudio Francelino da Silva, visitaram o Centro de Informação Científica e Tecnológica (CICT) da Fiocruz para treinamento em conservação de documentos. Os brasilienses passaram três dias acompanhando a rotina do Laboratório de Conservação Preventiva de Documentos (Lacopd), colhendo experiências para implementar um departamento semelhante na biblioteca de Brasília.

Há dez anos o CICT criou o Lacopd para atender as demandas da Biblioteca de Manguinhos. Com a necessidade de auxiliar não só outras unidades da Fiocruz como também diferentes instituições, o laboratório passou a oferecer treinamento externo sobre técnicas de preservação, conservação e higienização de acervos.

De acordo com Cláudio, a Biblioteca do Ministério da Saúde tem 28 anos e conta com um acervo de 60 mil títulos, mas ainda não possui um laboratório para conservação dos documentos, que é feita através de licitação. “Antes, nós não sabíamos se as empresas contratadas estavam fazendo a higienização e conservação da forma correta. Com o treinamento no CICT, a gente já pode avaliar se o trabalho está sendo bem feito”, afirma.

Marcos Afonso, representante do Departamento de Anatomia Patológica e Citopatologia do Instituto Fernandes Figueira (IFF), acompanhou a visita dos brasilienses. Segundo Marcos, em seu departamento estão alocados laudos médicos, slides e parafinas que são referências da história do IFF. O problema é que não há espaço para guardar esse acervo que sofre com a ação do tempo. Outro problema é que o mesmo espaço abriga diferentes tipos de materiais como papel e raio-x, o que pode acarretar em um incêndio, o aprendizado vai ajudar a minimizar os riscos de acidentes no prédio.

Para Marilene Fraga, chefe do Lacopd, essa integração entre profissionais da área é de suma importância, “Esse trabalho é fundamental para a preservação da memória científica”. Afirmou a bibliotecária.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Curso aborda gestão da preservação de acervos bibliográficos

Iniciativa da Biblioteca de Manguinhos, curso é dirigido a profissionais da Fiocruz

Seção de Preservação de Acervos Bibliográficos completa 15 anos

Criada para realizar higienização, reparo e acondicionamento de documentos, hoje a Seção também encaderna, faz vistoria e monitoramento ambiental e promove treinamento técnico de pessoal, entre inúmeras outras atividades relativas à conservação preventiva

Preservação de obras raras é tema de palestra no dia 31/10

Evento aberto ao grande público tem entrada gratuita e contará com a presença de profissionais da Fiocruz

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS