VideoSaúde 2003 é sucesso em Brasília

por
Ascom
,
30/11/2005

A IV Mostra Nacional de Vídeo em Saúde fez sua primeira exibição em agosto, em Brasília, reunindo cerca de 3 mil espectadores. O evento, incluindo a premiação dos vencedores, aconteceu durante o 7º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva, de 29 de julho a 2 de agosto, e conquistou grande repercussão. A iniciativa foi citada em várias plenárias do evento, como exemplo de organização e eficiência na promoção da saúde e difusão do conhecimento científico. A mostra é itinerante e, dos 232 títulos inscritos, 119 foram selecionados para percorrer o País. Dia 19 de novembro, estréia no Rio de Janeiro, na Casa da Ciência.

A premiação reuniu produtores dos vídeos, profissionais de saúde e representantes do Governo. O primeiro prêmio, ganho pela produção Os Melhores Anos de Nossas Vidas, sobre pacientes hansenianos internos de uma colônia em São Paulo, foi entregue por Aloísio Stremel, representando o Ministro Interino da Saúde, Gastão Wagner. Paulo Gadelha, Vice-Presidente de Desenvolvimento Institucional, Informação e Comunicação da Fiocruz, entregou o troféu ao segundo colocado, Mundos Possíveis, sobre o universo pessoal de crianças autistas. O terceiro colocado, Vozes do Morro, recebeu a distinção de Tânia Celeste Nunes, Vice-Presidente de Recursos Humanos da Fundação. A obra relata o trabalho das Mulheres do Morro da Conceição, periferia de Recife, no combate à Aids.

O prêmio especial "Fome Zero" foi entregue a Fome: a dor do vazio, do Projeto Comunicar da PUC-Rio, por Fátima Cassanti, representante do Ministério Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome. Umberto Trigueiros, do Centro de Informação Científica e Tecnológica (CICT) da Fiocruz e responsável pela mostra, entregou a menção honrosa do vídeo A Peleja, da TVE do Rio, sobre saúde do trabalhador. A produção independente Dasadawa Weda, sobre saúde bucal entre os índios Xavantes, recebeu a distinção de Márcia Forquim, Vice-presidente da Abrasco - Associação Brasileira de Saúde Coletiva. A Diretora do CICT, Ilma Noronha, entregou a menção honrosa aos produtores de Muito Prazer, da Bem TV do Rio, obra sobre sexo e gravidez na adolescência.

A Mostra de Vídeo em Saúde da Fiocruz é uma iniciativa da VideoSaúde Distribuidora, que disponibiliza títulos gratuitamente ao público. "Por conta da ótima repercussão que obtivemos no congresso, a Rede NBR convidou a VideoSaúde a manter um espaço permanente em sua programação", conta Umberto Trigueiros. As produções da VideoSaúde também são veiculadas pela TV Universitária do Rio de Janeiro.

Esta edição da mostra foi dedicada ao médico sanitarista e ex-presidente da Fiocruz, Sérgio Arouca, falecido no início do mês. Arouca fundou, há 15 anos, o Núcleo de Vídeo da Fiocruz, que deu origem à VideoSaúde.

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS