RNP 2017: Icict mostra sua plataforma de ciência de dados aplicada à saúde

por
Graça Portela
,
25/10/2017

Em comemoração aos 25 anos da Internet no Brasil, a Rede Nacional de Pesquisa – RNP realizou, em Brasília, nos dias 17 e 18 de outubro, o seu Fórum 2017, que abordou os desafios e as tendências da grande rede no país.

Os debates enfocaram questões como a sustentabilidade das redes acadêmicas e seu valor; mas o evento serviu para estimular também a colaboração dos participantes com perspectivas que “orientassem estratégias para mais mudanças necessárias à evolução das redes”.

Convidado a participar, o Icict foi representado pelo pesquisador do Laboratório de Informação e Saúde (Lis), Marcel Pedroso, que falou sobre “Big Data em Saúde: Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde”. Como um dos coordenadores da Plataforma, juntamente com Christovam Barcellos, vice-diretor de Pesquisa, Ensino e Desenvolvimento Tecnológico do Instituto, Pedroso fez um panorama geral e abordou alguns detalhes da Plataforma: “apresentamos a iniciativa do Icict no desenvolvimento e disponibilização da Plataforma, que é um projeto de pesquisa e inovação tecnológica no formato de Plataforma (PaaS – Platform as a Service) para armazenamento, gestão e análise de grandes quantidades de dados para pesquisadores, docentes e discentes de instituições de ensino e pesquisa”, explica.

Pedroso afirmou que a participação do Icict no evento “reitera a importância da Fiocruz na RNP” e falou sobre o que viu por lá: “Como pesquisador, me interessei por novos serviços de Telepresença, que serão ofertados por meio de novas tecnologias pela RNP, com custos muito mais acessíveis do que as salas (ponto a ponto) ou ambientes (multiponto) atuais”. O pesquisador informou que a unidade “tem interesse em adquirir um desses equipamentos expostos no Fórum”.

A grande novidade do Fórum foi o anúncio feito pela RNP, no segundo dia do evento, oferecendo a estratégia de nuvem para a comunidade acadêmica, algo bastante esperado pelos pesquisadores brasileiros. A arquitetura adotada será híbrida, o que dá possiblidades para nuvem pública e privada, com acesso comunitário e federado, segundo informou José Luiz Ribeiro Filho, diretor de Serviços e Soluções da Rede,

Para Marcel Pedroso, a notícia não poderia ter vindo em melhor hora: “Quem já tentou comprar equipamentos, via projetos de pesquisa ou com recursos do orçamento institucional, entenderá rapidamente a agilidade e benefícios que a iniciativa representa”, explica. Segundo ele, o projeto da RNP visa a “oferecer infraestrutura para hospedagem e processamento de dados como serviço, também conhecido como Infrastructure as a Service (IaaS), que basicamente é uma infraestrutura de servidores com acesso e configuração através da Internet sem a necessidade de aquisição de equipamentos”. O pesquisador do Icict também falou que, com essa iniciativa da RNP, “os pesquisadores e as instituições de ensino e pesquisa poderão utilizar as rubricas disponíveis em custeio de projetos com as agências de fomento”. Segundo a RNP, o serviço será disponibilizado no começo de 2018.

Créditos:

Fotos do Fórum RNP 2017 e de Marcel Pedroso – Comunicação do Fórum RNP 2017 | Nota de esboço (sketch note) da apresentação de Marcel Pedroso: foto do arquivo pessoal de Marcel Pedroso

 

 

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Fórum RNP 2017 - Apresentação Marcel Pedroso

Apresentação de Marcel Pedroso (LIS) sobre a Plataforma de Ciência de Dados aplicada à Saúde durante o Fórum RNP 2017, que aconteceu em Brasília, nos dias 17 e 18/10/2017

Assuntos relacionados

Fiocruz disponibiliza Plataforma de Ciência de Dados Aplicada à Saúde

Serviço permite análise visual, mineração de dados e capacitação sobre o tema. Seu lançamento ocorreu em seminário

Big Data em Saúde

Proporcionar ferramentas e aplicativos que operacionalizem análises relacionadas a mineração e visualização de grandes quantidades de dados.

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS