Inscrições para submissão de trabalhos sobre fake news e saúde até 01/12

por
Nathália Gameiro (Fiocruz Brasília)
,
16/10/2018

Diversas notícias chegam diariamente em nossos perfis nas mídias sociais, mas nem todas são verdadeiras. As fake news, ou notícias falsas, se espalham com frequência e são alvo de preocupação pelo impacto em diversas áreas e na saúde não é diferente. Para discutir o tema, a Fiocruz Brasília realizará, no início de 2019, mais um Seminário Internacional As relações da saúde pública com a imprensa. A sexta edição do evento apresenta algumas novidades, como um espaço para submissão de trabalhos científicos e relatos de experiências e também um curso livre sobre o tema.

Serão aceitos estudos e relatos de experiências sobre o tema "Fake news e saúde" na modalidade de Comunicação oral. Estudantes, trabalhadores, pesquisadores, professores e gestores das áreas de comunicação, saúde ou áreas afins poderão submeter em algum dos seguintes eixos:  Jornalismo e saúde, Publicidade e saúde, Redes sociais virtuais e saúde, Relações Públicas e saúde e Comunicação Organizacional e Saúde. O prazo para submissão dos trabalhos científicos é até o dia 01 de dezembro.
Confira o edital aqui.

A comissão científica do evento é formada por membros da Fiocruz, do Ministério da Saúde, além de professores e pesquisadores de diferentes universidades do DF. Os critérios de avaliação estão disponíveis no edital, assim como o formato exigido para a submissão. Os trabalhos serão apresentados no dia 21 de março de 2019, durante o evento.

Programação

O Seminário As Relações da Saúde Pública com a Imprensa: Fake news e saúde será realizado entre os dias 18 e 21 de março de 2019. O debate contará com jornalistas e assessores de comunicação, pesquisadores, gestores e especialistas da saúde e da comunicação do Brasil e do exterior para debater e analisar como as notícias falsas podem ser prejudiciais à saúde das pessoas e afetar a execução plena da política de saúde no país.  Um curso livre sobre Fake news e Saúde também integra a programação do evento, que será divulgada em breve, bem como o link para inscrição no evento gratuito. 

Esta é a segunda edição internacional do evento. Nos últimos dez anos, a Fiocruz Brasília promoveu o seminário para debater temas de relevância para a saúde pública brasileira. Febre amarela, H1N1, a imagem do SUS na mídia, ebola, chikungunya, dengue, zika e o Aedes aegypti foram os temas abordados nas outras cinco edições do evento. 

Acesse o edital aqui

Comentários

A matéria está sem link para o edital. Aonde devo acessá-lo?

OLá Joana, Veja ao lado direito da matéria, o link do edital ou clique aqui: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/sites/www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/files/u43/Edital%20Sess%C3%A3o%20cient%C3%ADfica.pdf Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

OLá Joana, Veja ao lado direito da matéria, o link do edital ou clique aqui: https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/sites/www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/files/u43/Edital%20Sess%C3%A3o%20cient%C3%ADfica.pdf Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Carga horária

Olá Michelle, Entre em contato com a Fiocruz Brasília pelo e-mail da Assessoria de Comunicação de lá: ascombrasilia@fiocruz.br Um abraço, Assessoria de Comunicação do Icict/Fiocruz

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Assuntos relacionados

TV Brasil aborda "fake news" e entrevista pesquisador do Icict

Programa Caminhos da Reportagem ouviu, dentre outros, Igor Sacramento (Laces) que enfocou os efeitos das falsas notícias na Saúde

Como estamos nos comunicando no SUS?

Pesquisadores em Comunicação discutem sentidos de saúde e interação na contemporaneidade

Lei Seca, games e internet e saúde são temas de entrevistas no Canal Saúde

Daniela Muzi, Lucas Ribeiro e Marcelo de Vasconcellos foram entrevistados em três produções do Canal

Reciis aborda fake news e construção do imaginário sobre médicos em séries televisivas

Primeira edição de 2018 enfoca o “intenso processo de produção e circulação de informações”

Febre amarela: entre fake news e pós-verdades

Pesquisador do Icict, Igor Sacramento, explica o que são fake news e seus impactos na comunicação em saúde

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS