Últimos dias para submissão de artigos para o dossiê da Reciis/Fiocruz sobre saude e etnicidades

por
Roberto Abib/Reciis
,
09/08/2019

Até 12 de agosto é o prazo de submissão de artigos inéditos para o dossiê Saúde, etnicidades e diversidade cultural: comunicação, territórios e resistência da Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde (Reciis). A data é emblemática e se aproxima do Dia internacional dos povos indígenas (09/08), uma das temáticas de interesse do dossiê. A Reciis é editada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A publicação está prevista para dezembro.

O dossiê pretende contar com contribuições multidisciplinares que discutam a determinação social da saúde dos diferentes grupos étnicos e as relações existentes entre as condições de saúde, suas possibilidades comunicativas e a efetivação de políticas públicas.

Para o editor convidado, Adriano De Lavor, no contexto sócio-político atual se torna relevante discutir temas que tratam dos direitos sociais, como direitos à Comunicação e à Saúde.

Pesquisador na área da Comunicação e Saúde, De Lavor ressalta que o campo da comunicação não se refere apenas à técnica e ferramentas instrumentais para denúncia ou de defesa de direitos, mas sendo ela própria participante de um projeto de garantia de direitos. “É importante que os movimentos sociais, pesquisadores das ciências sociais e da saúde entendam o lugar da comunicação como estruturante do direito e das práticas envolvidas para a sua garantia”, destaca. A edição do dossiê também conta a participação da professora e pesquisadora em Saúde Pública, Ana Lúcia Pontes.


Imagem: Mauricio Maranhão –  Encontro das comunidades indígenas do Brasil Peruibe-SP (Creative Commons)

Adriano de Lavor é doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Informação e Comunicação e Saúde (PPGICS) do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz). Suas pesquisas estão voltadas para os seguintes temas: comunicação, visibilidade social, políticas públicas e saúde, com foco nas minorias e nas abordagens pós-coloniais.

Ana Lúcia Pontes é doutora em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz). Tem atuado com pesquisas qualitativas, formação profissional e projetos técnicos no âmbito da Saúde Indígena, principalmente na sua interface com as políticas públicas de saúde, perspectivas antropológicas dos modelos de atenção à saúde e formação profissional de Agentes Indígenas de Saúde.

A Reciis é um periódico interdisciplinar trimestral de acesso aberto, revisado por pares e sem ônus para o autor. Publica textos inéditos e em fluxo contínuo de interesse para as áreas de comunicação, informação e saúde, em português, inglês ou espanhol. Para dúvidas e mais informações: reciis@icict.fiocruz.br. Veja a chamada pública do dossiê e os seus eixos articulares, neste link, ou no menu ao lado direito.

Comentar

Preencha caso queira receber a resposta por e-mail.

Arquivos para download

Chamada Pública Reciis - Dossiê Saúde, etnicidades e diversidade cultural: comunicação, territórios e resistências

Revista Eletrônica de Comunicação, Informação e Inovação em Saúde recebe submissões de trabalhos prorrogadas até 26/08/2019

Para saber mais

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz)
Av. Brasil, 4.365 - Pavilhão Haity Moussatché - Manguinhos, Rio de Janeiro
CEP: 21040-900 | Tel.: (+55 21) 3865-3131 | Fax.: (+55 21) 2270-2668

Este site é regido pela Política de Acesso Aberto ao Conhecimento, que busca garantir à sociedade o acesso gratuito, público e aberto ao conteúdo integral de toda obra intelectual produzida pela Fiocruz.

O conteúdo deste portal pode ser utilizado para todos os fins não comerciais, respeitados e reservados os direitos morais dos autores.

logo todo somos SUS